01 ABR 2021
Campanha destina medicamentos contra Covid-19 ao SUS

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (01/04), no gabinete do prefeito, a solenidade de entrega ao município da primeira remessa de medicamentos adquirida através da campanha solidária movida por empresas, entidades e pessoas físicas no combate à Covid-19. Neste ato, os organizadores entregaram ao prefeito José Otávio Germano um lote de 800 comprimidos de anticoagulantes que atuam em quadros tromboembólicos (coagulações na circulação sanguínea), os quais possibilitarão, segundo o médico João Alfredo Scheidt, representante da Unimed na campanha, viabilizar o tratamento de 60 pacientes. Esta primeira remessa, que foi destinada à Farmácia do SUS, está orçada em torno dos R$ 14 mil e os itens destinados não integram a relação nacional de medicamentos essenciais (Rename). A união de diferentes forças da sociedade no combate à pandemia foi exaltada pelo prefeito. "Nos motiva ver a comunidade fazendo também a sua parte e preenchendo essa lacuna para reforçarmos o tratamento da população em geral, sobretudo daqueles que não têm como adquirir estes remédios", ressaltou.

A iniciativa, lançada no último dia 20 de março pela Unimed, Grupo Vieira da Cunha, Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), juntamente com entidades empresariais, mobilizou demais pessoas jurídicas e físicas no intuito de reunir doações financeiras que viabilizassem a compra dos remédios que atuam nas complicações advindas da doença (a chamada fase 2 da infecção) e que, fatalmente, resultam na internação destes pacientes. "Nosso hospital está superlotado e a proposta foi fortalecer o sistema público para medicar os doentes e coibir a evolução dos casos", comentou o diretor comercial do Jornal do Povo, Márcio Vieira da Cunha, representante do Grupo GVC.
Integrado ao esforço conjunto de combater a contaminação pelo coronavírus e evitar ao máximo o colapso do HCB, o Superintendente Luciano Morschell destacou que a medicação não ataca diretamente o vírus, mas as sérias complicações que ele traz, destacando o papel da campanha em democratizar o acesso ao tratamento através do SUS. "Estamos na vanguarda ao sair na frente e oferecer à população fármacos que nem integram a lista obrigatória da saúde pública", resumiu.

Farmácia SUS

O lote de medicamentos para os quadros mais graves da Covid-19 foi repassado pelo prefeito José Otávio, na mesma solenidade, ao secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, a fim de incluí-los no estoque da Farmácia do SUS, localizada na sede da pasta (Hospital da Liga). Esses remédios, como qualquer outro disponível no setor, somente é disponibilizado ao paciente conforme prescrição médica. A doação foi recebida com entusiasmo pelo gestor da saúde, que já ouviu dos organizadores da campanha a informação que uma próxima remessa deverá contemplar remédios que combatam pneumonias secundárias provocadas pela Covid-19. "Reforçamos o chamamento a toda comunidade em ajudar nesta causa e evitarmos que o ritmo de internações continue crescendo em nosso município", destacou Marcelo Figueiró.

Texto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde
Fotos: Patrícia Miranda/Assessoria de Imprensa da Prefeitura