12 ABR 2021
Vacinação da Influenza abrange crianças entre seis meses e seis anos incompletos

Está ocorrendo a partir desta segunda-feira (12/04), nos nove postos de saúde da rede pública, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (H1n1) que prossegue em todo o país até o mês de julho. Nesta primeira etapa, prevista até o dia 10 de maio, estarão sendo vacinados crianças de seis meses a seis anos de idade incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) , gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Diferente do que ocorria em anos anteriores, nesta edição os idosos (60 anos de idade ou mais) participarão da campanha a partir da segunda fase, com início marcado para o dia 11 de maio, quando também passarão ser imunizados os professores. A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissão. A imunização permite prevenir complicações, óbitos e consequências para os serviços de saúde, além de reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. A rede pública estará aplicando o imunizante nos 9 postos de saúde que dispõem de salas de vacina: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Marina, ESF1/Promorar, ESF2/Carvalho, ESF3/Noêmia, ESF4/Barcelos, ESF5/Tupinambá, ESF7/Ponche Verde. A meta é imunizar 90% da população-alvo.

Saiba mais:

* Usuário deve priorizar a vacinação contra a Covid-19;

* Após vacinação contra a Covid-19, aguardar 14 dias para receber a dose da Influenza;

* Pessoas curadas da Covid-19 podem e devem receber a vacina da Influenza;

* Pacientes com Covid-19 devem adiar a vacinação contra a Influenza por 4 semanas após o início dos sintomas;

* Crianças podem receber qualquer outra vacina do calendário regular junto da vacina da Influenza;

* A vacina da Influenza pode ser administrada junto de qualquer outra vacina - menos junto da vacina contra a Covid-19.

Texto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024