11 MAI 2021
Anvisa suspende vacina da AstraZeneca para grávidas

Por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria Municipal da Saúde decidiu suspender temporariamente a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. A decisão permanecerá em vigor até que o Município receba uma recomendação oficial do Programa Nacional de Imunização ou do mesmo programa em âmbito estadual. De acordo com a Anvisa, a orientação da suspensão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro investigam o caso de uma mulher grávida que tomou o imunizante da Oxford/AstraZeneca e desenvolveu quadro de trombose. Em Cachoeira do Sul, 36 grávidas receberam essa vacina e estão sendo orientadas a, em caso de dúvidas, entrarem em contato com as equipes das salas de vacinação ou com as unidades onde já fazem o acompanhamento do pré-natal.

Texto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde