19 MAI 2021
Defesa Civil monta grupo de trabalho para o monitoramento das palometas

A divulgação do aparecimento de palometas, (Serrasalmus maculatus) no Rio Jacuí alertou a Defesa Civil de Cachoeira do Sul para ações de monitoramento e avaliação, tendo em vista se tratar de uma espécie invasora e que vem causando prejuízos a pescadores locais e também a outras cidades banhadas pelo Rio Jacuí e afluentes.

Uma reunião nesta quarta-feira contou com a presença de instituições ligadas ao tema Meio Ambiente e Pesca e foi realizada nas dependências do Museu Municipal com a presença de representantes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Trabalho e Ação Social, 2° Batalhão de Polícia Ambiental, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Colônia de Pescadores Z-13 e Clube de Caça Pesca e Tiro de Cachoeira do Sul.

A proposta da Defesa Civil consiste na busca por informações para avaliação quanto à possíveis danos ambientais e humanos e ainda possíveis prejuízos econômicos para um estudo técnico que possa embasar o Registro da situação junto ao Sistema Integrado de Informações de Desastres, S2ID, uma vez que há previsão junto a Classificação Brasileira de Desastres para este tipo de situação; COBRADE 15.210; Desastre, Natural, Biológico, Infestações / Pragas: Infestações por animais que alterem o equilíbrio ecológico de uma região, bacia hidrográfica ou bioma afetado por suas ações predatórias.

Os dados e estudos realizados, se apresentarem danos ou prejuízos consideráveis, poderão ensejar uma indicação ao Prefeito Municipal para uma Decretação de Situação de Emergência. “Defesa Civil ressalta que isto somente é possível após os estudos e comprovação dos danos por laudos técnicos. Uma outra possibilidade é a Decretação pelo Governo do Estado uma vez que o aparecimento das palometas está sendo registrado em outros municípios”, explica o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.

Para as ações de monitoramento, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está elaborando em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente um formulário físico, seguindo as orientações do Formulário do IBAMA que permanece on-line.

A proposta do formulário físico será de realizar um trabalho de campo indo ao encontro de pescadores profissionais e amadores e deixar o mesmo disponível em locais que são frequentados por esta população em toda a extensão do Rio Jacuí e afluentes, com apoio da Patram e Colônia de Pescadores Z13.

Também foi discutida a proposta da realização de uma ação programada de pesca com dia e hora determinado, contando com a participação de pescadores que serão cadastrados e alocados em setores do Rio Jacuí buscando a captura de palometas para um estudo técnico da espécie.

Importante

Os pescadores profissionais devem se regularizar junto a Stas (CadÚnico) para, caso tenham direito a algum benefício, estarem regulamentados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024