20 JUN 2021
Fiscalização de pacientes em isolamento precisou acionar Stas e BM neste final de semana

A Ação de Monitoramento e Fiscalização de Pacientes suspeitos ou contaminados que devem cumprir isolamento para evitar a disseminação da Covid-19 segue sendo realizado em uma força tarefa coordenada pela Defesa Civil e Secretaria de Saúde com apoio da Brigada Militar e de todas as demais Secretarias Municipais que são acionadas conforme a necessidade cada caso cumprindo a determinação do Prefeito Municipal.
Passados 18 dias do início das ações foram 2.278 visitas realizadas e 308 revisitas a paciente em cumprimento de isolamento ou ainda cadastrada junto ao Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, totalizando 2.586 visitas. Do total de visitas foram registrados 206 autos de constatação de pacientes não encontrados nos endereços informados para o cumprimento do isolamento.
Após a primeira semana de atividade a Coordenação da atividade identificou pontos a serem melhorados e em relatório apresentado ao Prefeito Municipal recebeu a autorização para implantação de novos sistemas de gestão e controle alterando o fluxo entre os locais de coleta, Centro de Triagem COVID19 na UPA, C3, Laboratórios e Farmácias que prontamente aderiram ao novo fluxo e através da coleta de informações iniciais ajudam na realização do trabalho dos Agentes de Endemias e Saúde que estão diretamente fazendo a visitação aos pacientes. Com o novo fluxo, a primeira visita deverá acontecer entre 24 e 48 horas após o paciente realizar a coleta e receber a indicação do isolamento agilizando visita ao paciente e seus contactantes.
Neste sábado, duas ações de fiscalização mobilizaram o apoio da Secretaria de Trabalho e Ação Social e da Brigada Militar. No Primeiro deles, um paciente do sexo masculino, 57 anos,  e em situação de rua, apresentou sintomas e após consulta foi realizada coleta de RT-PCR e indicado o isolamento. Como a pessoa está em situação de rua, a equipe de Fiscalização acionou a STAS que localizou o paciente para isolamento em abrigo da Prefeitura Municipal, onde deverá ficar até cumprir o isolamento ou receber alta médica.
No segundo caso, uma paciente do sexo feminino, 51 anos, sintomática, realizou coleta de RT-PCR após consulta realizada no dia 18 de junho (sexta), às 11h40min, quando assinau o termo de isolamento juntamente com outros seis contactantes. A equipe de agentes visitou o domicílio indicado já na manhã do dia 19 (sábado) quando foi constatado que a paciente não cumpria o isolamento. Segundo informações, ela teria saído para trabalhar. A equipe se dirigiu até o local indicado e não a encontrou no local informado por seus familiares. Em nova revisita, realizada no mesmo dia, a paciente foi encontrada enquanto retornava para sua casa. Sendo evidente o flagrante de descumprimento do isolamento, foram adotadas as medidas previstas: acionamento da Fiscalização Sanitária e Brigada Militar para realização do Termo Circunstanciado. Ainda durante o atendimento foi acionado a equipe do Plantão Social da STAS para atendimento da família.

Avaliação positiva

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde avaliam como exitosa esta ação que está trabalhando para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “Temos que reconhecer esta ideia do Prefeito José Otávio Germano como uma das grandes ferramentas hoje no enfrentamento da pandemia. Na primeira semana tínhamos um percentual de 11,08 % de pacientes visitados em descumprimento do isolamento, hoje este percentual esta em 4,7%. Já reduziu, mas ainda é muito alto se levarmos em conta que ninguém pode descumprir o isolamento”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.
Nesta segunda-feira, a coordenação do grupo apresentará um novo relatório ao Prefeito Municipal para avaliação das ações que deverão ser sistemáticas como vem ocorrendo para contribuir com a redução no número de casos de pacientes contaminados, aproximar a população suspeita ou contaminada dos serviços de saúde e assistência social trabalhando em uma política de acolhimento e cuidado integral. Este relatório será enviado também ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024