24 JUN 2021
Saúde aplica 200 testes antígenos ao dia em servidores

Já supera a marca de 1.300 testes para covid aplicados pela Secretaria da Saúde em servidores, desde que o diagnóstico do tipo antígeno passou a ser exigido por meio de decreto municipal para o funcionamento dos serviços públicos. Em média, explica o secretário Marcelo Figueiró, a equipe de enfermagem tem realizado 200 exames ao dia no espaço reservado para a atividade junto a sede da secretaria, no antigo Hospital da Liga.

"Temos priorizado recursos materiais e humanos para atender a determinação do prefeito, preservar a saúde dos nossos colaboradores e o combate à pandemia na nossa cidade”, reitera. A testagem teve início a partir da doação de 1 mil exames laboratoriais remotos, feita pela empresa Hilab de Curitiba, mobilizando funcionários públicos da Saúde, o Judiciário e o Ministério Público, ainda na primeira quinzena do mês.

O trabalho teve sequência com a análise das amostras entre professores municipais e estaduais, assim como entre demais servidores públicos, chamados em pequenos grupos até a sede da secretaria para que a equipe possa absorver a demanda e, ao mesmo tempo, evitar a aglomeração de pessoas no ambiente. Esgotada a doação inicial, os técnicos estão usando os 3 mil testes antígenos recentemente adquiridos enquanto a rede municipal de saúde aguarda por uma remessa de mais 10 mil unidades que encontra-se em fase de licitação.

ara o público em geral, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Combate à Covid (no CTG Os Gaudérios) estão sendo aplicados 1.075 exames de antígeno repassados pelo Governo do Estado e os 5 mil exames RT-PCR recentemente adquiridos pelo Município. Durante esta semana, os enfermeiros da SMS continuaram atendendo servidores da Educação, Jurídica, Indústria e Comércio, Cultura e Planejamento. Na próxima semana, estão sendo aguardados para testagem os funcionários públicos das Obras, Agricultura e Pecuária, Interior, Trabalho e Ação Social, Administração e Meio Ambiente.

Foto e texto: Viviane Souza/SMS