01 JUL 2021
Vacinação contra Covid recomeça às 16h desta sexta para 45 anos ou mais

A Secretaria Municipal da Saúde promove a partir das 16h desta sexta-feira (02/07), mais uma ação de retomada da vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. Confirmado o repasse de 2.775 doses de imunizante, está definido mais um Drive Thru no pavilhão da Fenarroz, das 16h às 20h, mesmo horário em que ocorrerá o atendimento das pessoas com 45 anos ou mais em três novos pontos: as equipes de vacinadores deixam as unidades sanitárias para vacinar os usuários do SUS no ginásio da Fenarroz, no pavilhão da Paróquia São José e no pavilhão da Paróquia Nossa Senhora da Penha. A iniciativa, tomada pela secretaria em conjunto com a Defesa Civil, tem como objetivo proteger as pessoas do clima frio e oferecer-lhes um ambiente com cadeiras durante a espera, com espaço suficiente para que o distanciamento seja obedecido.

Além de retomar a imunização em 1ª doses, a ação desta sexta-feira – tanto no Drive Thru como nos pavilhões comunitários – abrangerá a aplicação das 2ª doses de AstraZeneca, que têm fluxos agendados de pacientes para esta sexta-feira (02/07), sábado (03/07) e próxima segunda-feira (05/07). Neste sentido, a orientação da pasta é que estas pessoas antecipem suas doses para sexta-feira, no horário estendido.

BEM-ESTAR E SAÚDE

“Além do bem-estar, nossa preocupação é preservar a saúde dos cachoeirenses já que o inverno é a época propícia aos resfriados e demais infecções respiratórias”, salienta o secretário da saúde Marcelo Figueiró, referindo-se à iniciativa de transferir, nesta data, a imunização dos postos de saúde para os locais mais amplos que abriguem as filas e possam acomodar melhor os contribuintes durante a espera pelo atendimento. A iniciativa foi possível graças a parceria firmada com as igrejas, que cederam os espaços sem qualquer ônus ao governo municipal. Outra colaboração veio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, que cedeu 30 militares para limpeza e organização dos três locais.

02/07 - SEXTA-FEIRA
16h às 20h – Ginásio da Fenarroz, pavilhão da Paróquia São José e pavilhão da Paróquia Nossa Senhora da Penha
16h às 20h - Drive Thru no pavilhão da Fenarroz

QUEM PODE RECEBER A VACINA NESTA FASE

PODEM IR DIRETO ÀS USs:

* Pessoas com 45 anos ou mais

Cuidadores responsáveis por crianças ou adolescentes, com deficiência permanente ou grave

* Pessoas portadoras de hipertensão e asma de grau leve

* Gestantes e puérperas
* Comorbidades a partir dos 18 anos
* Deficientes permanentes graves sem necessidade de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios)
* Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado
* Profissionais da educação de níveis básico ou médio
* Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA
* Caminhoneiros (apresentar CNH C,D ou E e comprovante de residência caso o documento não conste como origem Cachoeira do Sul)
* Militares da ativa
* Todos os trabalhadores de saúde, inclusive os não vinculados a CNES

INDÚSTRIAS:
As empresas estão sendo orientadas a fazerem um ofício para cada funcionário, contendo timbre e assinatura do responsável, que deverá ser apresentado pelo titular diretamente na unidade de saúde, junto com documento oficial com foto e CPF. Não há mais agendamento na SMS.

Texto: Viviane Souza/SMS