03 JUL 2021
Mais 2.321 doses aplicadas contra a Covid-19 na sexta-feira

A comunidade atendeu ao chamado pela vacinação contra a Covid-19 e mais 2.321 doses foram aplicadas pela Secretaria Municipal da Saúde na ação da última sexta-feira (02/07), quando foi retomada a aplicação das primeiras doses com a chegada de mais um lote do imunizante enviado pelo Governo Federal. Entre 16h e 20h, o Drive Thru e os demais três pontos de imunização distribuíram 1.961 primeiras doses e 360 segundas doses às pessoas com 45 anos ou mais, com destaque em procura para a estratégia "vacina no carro", que sozinha atendeu 975 usuários do SUS nas duas modalidades.
Os números desta etapa da campanha foram comemorados pelo secretário da saúde Marcelo Figueiró, que a partir de agora pretende ultrapassar, oficialmente, o índice de 50% da população vacinada em primeira dose em Cachoeira do Sul. "Nossos esforços em garantir a estrutura para imunizar prontamente o cachoeirense e a dedicação dos servidores municipais, sobretudo os da Saúde, que tem sido incansáveis, têm ficado evidentes também no ranking gaúcho de segundas doses, performance que nos deixa entre os primeiros colocados e nos credencia à premiação do Governo do Estado pela liderança entre os que mais vacinam", contabiliza.
Nesta sexta-feira, as equipes de vacinadores deixaram as unidades sanitárias para vacinar a população no ginásio da Fenarroz, no pavilhão da Paróquia São José e no pavilhão da Paróquia Nossa Senhora da Penha. A iniciativa, tomada pela secretaria em conjunto com a Defesa Civil, teve por objetivo proteger as pessoas do clima frio e oferecer-lhes um ambiente com cadeiras durante a espera, com espaço suficiente para que o distanciamento fosse obedecido. Nesta fase, como havia grande fluxo de segundas doses programado para este sábado e próxima segunda-feira, a ação incluiu as segundas aplicações do imunizante AstraZeneca.
A vacinação contra o coronavírus continua nesta segunda-feira (05/07), nas três maiores unidades sanitárias da rede pública: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina estarão ofertando as 1ª e 2ª doses do imunizante. Seguem aptas a buscar a vacina pessoas a partir de 45 anos de idade ou aquelas incluídas nos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.  Imprescindível comparecer com documento de identidade contendo CPF e carteira da vacinação.

VACINAÇÃO SEXTA-FEIRA 02/07

Drive Thru/Pavilhão Fenarroz - 770 doses (1ª aplicação) + 205 doses (2ª aplicação)

US1/Ginásio da Fenarroz - 346 doses (1ª aplicação) + 61 doses (2ª aplicação)

US4/Pavilhão Paróquia São José - 500 doses (1ª aplicação) + 78 doses (2ª aplicação)

US14/Pavilhão Paróquia N.S. da Penha - 345 doses (1ª aplicação) + 16 doses (2ª aplicação)

TOTAL D1 APLICADAS - 1.961 doses
TOTAL D2 APLICADAS - 360 doses

ONDE PROCURAR VACINA NA SEGUNDA-FEIRA

US1/INSS (1ª e 2ª doses)
7h30 às 12h e das 13h30 às 16h

US4/Centro Social Urbano (1ª e 2ª doses)
7h30 às 12h e das 13h às 16h

US14/Bairro Marina (1ª e 2ª doses)
7h30 às 12h e das 13h às 16h

QUEM PODE RECEBER A VACINA NESTA FASE

PODEM IR DIRETO ÀS USs:

* Pessoas com 45 anos ou mais
* Cuidadores responsáveis por crianças ou adolescentes, com deficiência permanente ou grave
* Pessoas portadoras de hipertensão e asma de grau leve
* Gestantes e puérperas
* Comorbidades a partir dos 18 anos
* Deficientes permanentes graves sem necessidade de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios)
* Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado
* Profissionais da educação de níveis básico ou médio
* Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA
* Caminhoneiros (apresentar CNH C,D ou E e comprovante de residência caso o documento não conste como origem Cachoeira do Sul)
* Militares da ativa
* Todos os trabalhadores de saúde, inclusive os não vinculados a CNES

INDÚSTRIAS:
As empresas estão sendo orientadas a fazerem um ofício para cada funcionário, contendo timbre e assinatura do responsável, que deverá ser apresentado pelo titular diretamente na unidade de saúde, junto com documento oficial com foto e CPF. Não há mais agendamento na SMS.

Texto e fotos: Viviane Souza/Imprensa Secretaria da Saúde

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024