05 JUL 2021
Ação de monitoramento dos positivados de Covid-19 achou todos em casa nos últimos dois dias

Finalizando a quinta semana da ação de monitoramento e fiscalização de pacientes positivados e suspeitos de Covid-19, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde tem um dado a comemorar: no último sábado e domingo, das 21 visitas e 113 revisitas, todos os visitados estavam em casa.

O índice de pessoas não encontradas no primeiro dia de monitoramento, em 2 de junho, foi de 15,01% entre as 293 residências visitadas e no segundo o índice foi de 15,05%, enquanto no último e penúltimo dia desta semana foi de 0%.

Avaliando de maneira semanal, na primeira semana o índice geral foi de 11,08% de pessoas descumprindo o isolamento. Este número vem reduzindo semana após semana, sendo de 3,92% na segunda semana, 4,03% na terceira, 2,36% na quarta semana e por fim, nesta última semana, foi de 1%.

“A ação aproximou o atendimento em Saúde dos pacientes, auxiliando o monitoramento que antes era por telefone, buscando pacientes com os quais não se tinha contato e, principalmente, acolhendo e orientando os pacientes, acionando quando necessário os serviços de saúde e assistência social”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.

Com a redução do número de casos, será possível aumentar a frequência de visitas aos pacientes, permitindo um melhor atendimento e monitoramento. O esperado é que, com isso, diminua cada vez mais a incidência do Covid-19 em Cachoeira do Sul. “Está ação contribuiu significativamente para a redução de pessoas positivadas pois quebrou a cadeia de contágio”, destacou Júnior.

“A Defesa Civil só tem motivos para agradecer a parceria da Secretaria da Saúde, aos agentes de saúde e endemias, motoristas da Secretaria da Saúde e de todas as demais secretarias a coordenadora de Saúde desta Ação Simone Netto Monêgo, aos secretários Municipais em especial ao Secretário Marcelo Figueiró pelo suporte a está ação, a Procuradoria Jurídica e assessoria de imprensa, a imprensa local e regional e principalmente ao prefeito José Otávio Germano, pelo ineditismo da ação, e pela confiança em nossa equipe para coordenação e execução”, agradeceu Júnior, garantindo que a ação seguirá ainda por tempo indeterminado. A equipe da Defesa Civil e composta por Edson Júnior, Acilon Carlos, Cristiano Garcia, José Antônio Terra Júnior e Raufer Costa

Os números

- 3.443 visitas

- 1.039 revisitas totalizando

- 4.482 atendimentos realizados

- 232 Termos de Constatações encaminhados ao DVS.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024