Os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores de Candelária estiveram em Cachoeira do Sul, na última terça-feira (3), conhecendo a lei e a estrutura do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra).
O município conta com uma legislação que prevê o recolhimento, tratamento e a doações de animais, além de possuir uma estrutura para acolhimento de cães e cavalos vítimas de abandono e maus-tratos.
Jorge Willian Feistler (PTB), Cristina Rohde (PSDB), Ginevra da Silveira (PSB) e Marcelinho D’Ávila (Progressistas) foram conhecer o Cempra com a intenção de indicar e auxiliar o Executivo na construção de um espaço deste tipo em Candelária, adaptado para a realidade local.
Os parlamentares foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini; pela primeira-dama Vanessa Simon; pelo coordenador do Cempra, Renier Paschoal; e pela diretora geral da SMMA Cristina Oliveira.
Cachoeira adotou, neste ano, uma postura bastante efetiva na fiscalização e cumprimento da lei, que prevê multa para crimes contra animais. Os animais que são recolhidos ficam no Cempra. Hoje são atendidos 260 cães e 28 cavalos. O município também trabalha na conscientização da população e no controle populacional dos animais. Em média, são realizadas mais de 40 castrações por mês, através de uma parceria público-privada. A prefeitura está licitando um castramóvel que irá ampliar as castrações mensais e diminuir a população de animais de rua.
Texto e fotos: Matheus Haetinger/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Candelária