16 SET 2021
Vacinação de adolescentes está pausada em Cachoeira por falta de Pfizer

Uma nota informativa emitida nesta quinta-feira (16/09) pelo Ministério da Saúde suspendeu a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a Covid-19, subgrupo que havia sido elegido para receber a imunização a partir da quarta-feira (15/09) em todo o país. Em Cachoeira do Sul, após liberação da faixa etária dos 15 aos 17 anos e a grande procura verificada no primeiro dia, a vacinação dos menores de idade encontra-se pausada pela falta de vacinas da Pfizer, o único laboratório autorizado para aplicação neste público. Pela nota recém divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacinação ficaria a partir de agora restrita aos adolescentes entre 12 e 17 anos que apresentarem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Já o COSEMS do RS, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, recomenda aos municípios gaúchos que mantenham as orientações emitidas na última Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 314/21, limitando-se a vacinação para a faixa etária de adolescentes de 17 anos sem comorbidades já em curso. Até que haja nova remessa do imunizante, o que não há previsão da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde segue aguardando novas orientações do Governo do Estado.

Autor: Texto: Viviane Souza/Imprensa SMS