01 OUT 2021
Smed e Saúde garantem plano de ação aos autistas ao Moab

Em reunião promovida na manhã desta sexta-feira (01/10), os secretários da Saúde e Educação, Marcelo Figueiró e Ângela Schuh, receberam dirigentes do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) para esclarecer dúvidas a respeito do Centro Macrorregional de Referência em TEA, o TEAcolhe. Participaram do encontro as servidoras técnicas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), que estão participando do processo de instalação do macrorregional já confirmado pelo Estado ao município, e ainda o vereador Antônio Ramos Maciel Júnior. Na ocasião, os integrantes do Moab foram atualizados sobre os processos em andamento para implantação da unidade, como o de licitação do automóvel e para locação da sede que já tramitam nos devidos setores, bem como para o fato de parte da equipe multidisciplinar já ter sido contratada e estar atuando na sede do Caps II.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Ângela Schuh, explicou aos pais e familiares dos autistas representados na reunião que o primeiro grande passo será colocar em funcionamento o Centro Macrorregional em Transtorno do Espectro do Autismo. “Seremos polo no matriciamento do suporte técnico de saúde especializada nesta área para a região”, acentuou a vice-prefeita. “Num segundo momento, criaremos o centro municipal do espectro autista para o atendimento direto à população numa complementação ao trabalho que, futuramente, será desenvolvido pelo Caps infantil”, acrescentou o secretário da saúde. “Esse trabalho é fundamental para a inclusão e desenvolvimento das crianças e adolescentes e reflete o esforço que temos feito pela causa desde a formação do Moab em Cachoeira, há quase dois anos”, relata Marcelo Figueiró.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024