03 OUT 2021
Começou a 36ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul

Começou a 36ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, que segue até o dia 8 de outubro (sexta-feira). A feira será em formato virtual e todas as atividades serão transmitidas pelo facebook do Núcleo Municipal da Cultura.

O patrono da 36ª Feira do Livro, o será o escritor, jornalista, corretor de imóveis, advogado e professor Mildo Léo Züge Fenner, destacou na abertura do evento a importância que Cachoeira do Sul representa no cenário literário e enfatizou que a cidade pode ser chamada de “capital das letras” pelas obras que já possui como o “Poetas do Vale”, a realização de 36 edições da Feira do Livro e agora recentemente a formação da Academia Cachoeirense de Letras.
Na programação deste ano a feira contará com diversas atividades, são elas: oficina de escrita poética para professores multiplicadores, oficinas literárias, palestras e bate-papos com escritores, painel literário, apresentações artísticas, lançamento de livro, lançamento de minidocumentário, recital didático de orquestra, contações de histórias infantis, apresentação de teatro, cantigas populares e oficinas de arte.

Importante
Para a transmissão das atividades, foi montado um estúdio junto ao auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. É de lá que a maioria das transmissões acontecerão ou ficará ou mediadores das transmissões com pessoas de fora de Cachoeira.

36ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul
Patrono Mildo Léo Züge Fenner
03 de outubro – Domingo
9h30min - Lançamento do Mini documentário de curta metragem “Vivências”, com Cesar Roos e Tiago Vargas.
11h - Momento Cachoeira: o Bairro Marques Ribeiro, com Silvia Souza da Silva e Sérgio Augusto Ramos dos Santos Júnior.
15h - Recital didático da Orquestra Estudantil João Neves, do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. Regência: Prof. Ezequiel da Rosa.
16h30min - Momento musical com Nina Fioreze.
18h - Poesia: palavra, arte, inerência humana – com Mailson Furtado Viana.
20h30min - Diversidades ligadas à Cultura – com Astrid Kampf Beutler.

04 de outubro – Segunda-feira
9h - A magia da Poesia em nossas vidas – com Bernadete Saidelles.
10h30min - A escrita e a leitura simbólica na poesia – com Pippo Pezzini e Arthur C. Della Giustina.
14h - Apresentação da peça de teatro “Lika e Dedé: em busca de um novo mundo” – Boal Produções Culturais e Teatrais.
15h30min - Oficina de artesanato em feltro com temática de Natal, professora Myrian Fontanari Beskow, do Atelier Livre Municipal “Eluíza de Bem Vidal”.
16h30min - Hora do Conto – Seção Infantil da Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Minssen”.
17h30min - Autor presente Fabiano Klatte – Livro “Peito inflamado, uma história de guerra”.
19h - Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo – ICBAA – Projeto “A Casa da Charlote”.

05 de outubro – Terça-feira
09h30min - A página social: grupos de leitura – com Juliana Kirchhof.
10h30min - Influências literárias – com Pippo Pezzini.
14h - Hora da história infantil – com o Professor Marcos Lima.
15h - “Mundo da Jane”, incentivando a cultura da literatura infantil – com Jane Kulmann.
19h - “O que pode a Poesia?” – ser poeta no Brasil em 2021 – com Wilson Alves-Bezerra.
20h30min - “A poesia é um bem comum” – com Diego Petrarca.

06 de outubro – Quarta-feira
9h - Oficina literária: terror e subgêneros – com Gisele Wommer.
10h30min - Oficina literária: escrevendo crônicas – com Dariely Gonçalves.
15h - Oficina de artesanato em madeira com temática de Natal, com a Professora Jane Bianca Duquia Gonçalves, do Atelier Livre Municipal “Eluíza de Bem Vidal”.
16h - Hora do Conto – Seção Infantil da Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Minssen”.
19h - Oficina de Escrita Poética para professores multiplicadores (segundo momento) – com Tiago Vargas e Pippo Pezzini.

07 de outubro – Quinta-feira
9h30min - História em Quadrinhos – com Davi Andriotti e Mathias Streb.
10h30min - Memórias e histórias, Mildo Fenner a alunos (público reduzido)
14h - Colcha de histórias – com Andréia Rizzato Pohlmann.
15h - Cantigas populares – com Samuel Sodré.
19h - Conversa com o escritor Liberato Figueiredo Vieira da Cunha.

08 de outubro – Sexta-feira
9h30min - Bate-papo literário – com Maria Eduarda Celestino.
10h30min - Escritores da aurora – Academia Cachoeirense de Letras.
14h - Histórias infantis com Valquíria Ayres.
15h30min - Oficina de cerâmica com a Professora Lisiane Borba da Silva Gehrke, do Atelier Livre Municipal “Eluíza de Bem Vidal”.
17h - Autor presente com Jerônimo Lima sobre o livro “Conexões: nexos e paradoxos do cotidiano”, com convidados.
18h - Sessão de autógrafos na Casa de Cultura.
19h - ”Uma volta ao mundo em oito livros” – com Airton Ortiz.
20h30mon - Encerramento.

ATIVIDADE PARALELA
Exposição “Memórias e histórias” Mildo Fenner no Museu Municipal Edyr Lima.