28 OUT 2021
Reunião amplia ações de enfrentamento à covid-19

Em reunião promovida na manhã da quarta-feira (27/10), Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil renovaram atividades e ampliaram ações focadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O encontro, que reuniu gestores da saúde, o Setor de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e a coordenação da Defesa Civil, foi motivado pelo crescimento no número de contaminados pela doença nas redes pública e privada e pelo aumento nos casos de suspeitos, positivados e contatantes do coronavírus flagrados descumprindo o isolamento domiciliar.

“Estamos focados em atacar os comportamentos errados que já nos levaram a índices preocupantes e que podem ameaçar as flexibilizações arduamente conquistadas pela coletividade”, explica o Secretário da Saúde Marcelo Figueiró, reiterando que esforços não serão poupados para o controle da Covid-19 na cidade.

Uma das decisões acertadas na reunião diz respeito a implementação de um plano de contingência para o verão, com planos e práticas que possam minimizar resultados negativos a partir de aglomerações já previstas com o combo calor, festas de final de ano e férias.
“Vamos atacar a repetição de comportamentos que nos prejudicaram e mobilizar nossa população em vários aspectos para o compromisso com a coletividade”, declarou o gestor.
Alinhada na tarefa de enfrentamento à pandemia, a Defesa Civil estará coordenando todo o plano estratégico da situação emergencial.

“Precisamos reunir esforços em diferentes áreas e atacar as prioridades, buscando antecipar alternativas caso surjam condições inesperadas”, explica o coordenador Edson das Neves Junior.

O grupo vai focar em ações preventivas como a testagem em massa dos pacientes sintomáticos, investir ainda mais na fiscalização dos protocolos sanitários e cobrar uma ação mais efetiva dos agentes que munem a rede privada de diagnóstico e tratamento do coronavírus, como os laboratórios e farmácias da cidade.

ESTRATÉGIAS CONTRA A PANDEMIA

Ampliar ações de monitoramento e fiscalização da Covid-19: depois de um período de recuo da pandemia, o grupo decidiu por manter em operação pelo menos quatro equipes (quatro veículos da SMS e de outras pastas tripulados por agentes de saúde e equipes técnica/fiscal) em prontidão no monitoramento de suspeitos, positivados e contatantes da Covid-19, assim como na fiscalização do cumprimento do isolamento domiciliar e adoção dos protocolos básicos de prevenção à doença;

Reiterar protocolos básicos dos cuidados preventivos: nestas ações, assim como em todos os canais de comunicação (internos e externos) e oportunidades de relacionamento com os usuários do SUS, continuar reforçando o compromisso coletivo com o uso de máscara facial, higiene das mãos e distanciamento social;

Mais rigor na punição de quem descumpre regras: por ordem do prefeito José Otávio Germano, Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) vai agilizar a autuação de quem descumpre as regras e colabora para piorar os indicadores da pandemia na cidade. O Secretário de Saúde Marcelo Figueiró vai consultar a Procuradoria Jurídica sobre a possibilidade de serem aplicadas punições mais rigorosas a quem desrespeitar a lei. Atualmente, há 24 processos com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando recursos e outros 40 processos com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando julgamento de 2ª instância. Há mais 72 processos aguardando recursos em 1ª instância;

Retomar a testagem em massa dos pacientes sintomáticos: em um ponto central da cidade, instalar um posto de testagem dos pacientes para a Covid-19, desta vez com equipes aplicando os testes de antígeno nos usuários que estiverem apresentando sintomas compatíveis com a doença. Paralelamente, a testagem ocorrerá também nas unidades de saúde básica;

Mobilização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), farmácias e laboratórios (unindo redes pública e privada) no alinhamento das ações conjuntas que norteiam procedimentos como cadastro completo dos pacientes, protocolos de realização dos testes (Antígeno e RT-PCR), registro de diagnósticos, divulgação de resultados e monitoramento da evolução dos testados;

Plano de contingência da doença para o verão, adotando operações estratégicas que venham a minimizar resultados negativos que possam advir de aglomerações já previstas com as festas de final de ano, férias e temporada de praia, piscinas e balneários.

Fotos: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Viviane Souza