28 OUT 2021
Cachoeira e Caçapava resolvem impasse sobre transporte escolar

O prefeito José Otávio Germano e a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schumacher Schuh, receberam nesta quinta-feira (28) o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e o secretário de Educação do município, Aristides Costa.

Os prefeitos chegaram a um acordo sobre o transporte de cerca de 180 alunos da Escola Municipal Augusto Vitor Costa, pertencente à Caçapava. Os alunos cachoeirenses, residentes na região do Dorasnal, são transportados por Cachoeira até a Escola, por ser a mais próxima de suas casas. Como os alunos são cadastrados na escola caçapavana, o município vizinho é quem recebe o valor do custo aluno de R$3.654,00/ano, pago pelo Ministério da Educação, além de recursos para a alimentação escolar e para o transporte. Atualmente, 6 linhas levam os alunos cachoeirenses até a Escola – Roseira, Geribá, Irapuazinho, Dorasnal e Palmas 1 e 2, somando um custo anual de cerca de 700 mil reais.

Há 5 anos, Cachoeira arca financeiramente com o custo integral do transporte dos alunos, sem receber o valor de Caçapava. “Nós oferecemos vagas em 4 escolas de Cachoeira, mas, devido à distância, as famílias optam por enviar os alunos à escola de Caçapava”, explica a secretária Angela.

Cachoeira possui um convênio com os municípios de Encruzilhada do Sul e Rio Pardo, onde acontecem situações semelhantes, só que neste caso Cachoeira faz o transporte, não gerando custos para os outros municípios.

Com o acordo firmado entre os prefeitos, Caçapava repassará, a partir de 2022, o custo aluno dos 180 estudantes para Cachoeira. “Com esse acerto firmado pelo prefeito José Otávio, Cachoeira continuará transportando os alunos, mas minimizará os gastos para o município, podendo investir nas nossas escolas”, finaliza Angela.

Também acompanharam a reunião o diretor da Procuradoria Jurídica do Município, Rafael Quadros de Souza, o fiscal do transporte escolar, Carlos Marques, e o coordenador de comunicação da Prefeitura de Caçapava, William Brasil.

Fotos: Eloisa Uliana

Autor: Eloisa Uliana