10 NOV 2021
“Tampinha Legal” em todas unidades de saúde

Atendendo a uma solicitação do Lions Clube Cachoeira do Sul, o secretário Marcelo Figueiró autorizou que todas as unidades da rede municipal de saúde passem a ser pontos de coleta do Programa Tampinha Legal, a maior iniciativa socioambiental de caráter educativo da indústria de transformação de plástico da América Latina. Através da reciclagem, o material retorna às fabricas para a produção de novos artefatos plásticos proporcionando economia de energia, água, combustível e, claro, de matéria-prima.

Figueiró recebeu o pedido da servidora pública e representante do Lions, Denise Caspani, em audiência ocorrida na Secretaria da Saúde. O Lions mobiliza voluntários ligados a entidades e empresas parceiras que já atuam na coleta e oficinas de separação sistemáticas dos materiais. Quem quiser passar a integrar a rede de sustentabilidade social e ambiental poderá fazê-lo doando tampas de produtos em geral por cores, contribuindo para o total arrecadado do clube de serviço que auxilia entidades apadrinhadas na comunidade como creches e o Asilo Nossa Senhora da Medianeira.

• Quais tampinhas de plástico são coletadas?
      Todas as tampas de plástico, tais como:
      - Produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, refrigerantes e outras bebidas, etc.
      - Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc.
      - Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc.
      - Outras: medicamentos cola, caneta, galões de cinco, dez e vinte litros de água, de embalagens de troca de óleo automotivo, etc;

• As tampinhas plásticas devem ser acondicionadas limpas e secas, para que não mofem ou proporcionem um ambiente propício a disseminação de vetores e mal cheiro;

• Para a melhor valorização do material, este deve ser submetido à segregação por cores;

• Informações completas em www.tampinhalegal.com.br

• Pontos de coleta da Saúde:

Sede da SMS (Rua Coronel João Leitão, 1055)

US1 (Prédio do INSS)

US4 (Centro Social Urbano)

US14 (Bairro Marina)

ESF 1 (Bairro Promorar)

ESF 2 (Bairro Carvalho)

ESF 3 (Bairro Noêmia)

ESF 4 (Bairro Barcelos)

ESF 5 (Bairro Tupinambá)

ESF 7 (Bairro Ponche Verde)