29 NOV 2021
Município recebe hoje estudo estadual sobre ISTs

O Projeto Atitude, estudo pioneiro coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento para mapear o comportamento, as práticas e os cuidados da população gaúcha em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chega nesta segunda-feira (29/11) à Cachoeira do Sul onde deve atuar até o próximo dia cinco de dezembro. Uma equipe de seis pesquisadores vai percorrer a cidade recrutando voluntários para a pesquisa com vistas a responder a questionamentos, podendo ser testados para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O principal objetivo é identificar os motivos pelos quais o RS aparece em primeiro lugar nos casos de HIV e outras ISTs no país. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo acontece no Brasil. O Projeto Atitude deve entrevistar, ao todo, 8,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul e começou pelo sul do Estado, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão. O Projeto Atitude passará por 56 municípios do Estado. A coleta de dados se iniciou em dezembro de 2020 e, devido à pandemia, foi interrompida até agosto deste ano.

A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde. As equipes foram treinadas, e os profissionais estão identificados com colete e crachá com foto e um QR Code que pode ser scaneado para que as pessoas que estão sendo visitadas tenham a certeza de que a equipe faz parte da pesquisa. Também é possível conferir a identidade dos pesquisadores pelo telefone (51) 3537-8092.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde