03 DEZ 2021
SMAP realiza proteção de fontes no Cerro dos Peixotos

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária realizou nesta semana a proteção de fonte na localidade de Cerro dos Peixotos, na propriedade da Sra. Zenóbia de Freitas Cunha e de seu esposo Sirlei Luiz.

A identificação do local e a metodologia de proteção foi realizada pela SMAP e o material utilizado, assim como a mão de obra para a construção, ficou a cargo dos proprietários com orientação técnica da Secretaria

O objetivo do projeto Proteção de Fontes desenvolvido pela SMAP é melhorar as condições atuais realizando a identificação, limpeza e proteção das fontes visando reduzir a necessidade de abastecimento de água pelo caminhão-pipa.

No Cerro dos Peixotos é imprópria a perfuração de poços artesianos pelas características geográficas do relevo e os moradores sofrem com a falta de água potável nos períodos de estiagem. Dessa forma, as fontes são as principais alternativas de água para o consumo quando devidamente protegidas.

“O projeto caracteriza-se pela importância de encontrar alternativas de abastecimento e melhorar a potabilidade da água consumida pelas famílias, proporcionando saúde e qualidade de vida”, explica o engenheiro agrônomo da SMAP, Rodrigo Roso.

O projeto de Proteção de Fontes prevê nesta primeira etapa a proteção de 15 fontes, atendendo 32 famílias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024