15 DEZ 2021
Aprovada vacina de laboratório diferente para 2ª dose contra a Covid

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu nesta terça-feira (14/12) informe técnico recomendando a intercambialidade entre vacinas para o esquema vacinal básico e para as doses de reforço na campanha de imunização contra a Covid-19. Pela norma, a 2ª dose do cidadão segue sendo, preferencialmente, com imunizante do mesmo laboratório recebido na primeira aplicação mas, por indicação médica ou indisponibilidade de estoque, fica autorizado o uso de vacina de outro fabricante, desde que respeitado o período recomendado pelo laboratório da primeira dose.

Em Cachoeira do Sul, por exemplo, tendo zerado a reserva de Coronavac para 2ª doses na manhã desta quarta-feira (15/12), os usuários do SUS estarão aptos a procurarem imunizantes da Pfizer, por exemplo, cujo estoque foi reforçado na última remessa do Governo do Estado. No caso dos pacientes que receberam a vacina Janssen (dose única), a orientação da SES é de que se priorize a dose de reforço com imunizante do mesmo laboratório (esquema vacinal homólogo) no intervalo mínimo de dois meses.

O informe traz ainda como recomendação que as doses de reforço para a população acima de 18 anos de idade continuam sendo, preferencialmente, da Pfizer, com autorização para uso dos demais laboratórios – Butantan/Coronavac, AstraZeneca/Fiocruz, Janssen/Jonhson & Jonhson. O documento está baseado na importância da realização do esquema de imunização completo por parte da população vacinável, assim como na relevância da dose de reforço para população de 60 anos ou mais pela sua maior vulnerabilidade a internações hospitalares e óbitos por coronavírus. Neste contexto, o documento salienta o grupo de risco dos trabalhadores de saúde, pelo maior risco de exposição à doença. A vacinação contra a Covid-19 acontece nas nove unidades da rede municipal de saúde.

FALTA 1ª DOSE

Neste momento, não há na rede municipal de saúde doses para primeiras aplicações contra a Covid-19 para o público adulto (maiores de 18 anos). As 1ª doses continuam sendo aplicadas no público adolescente, conforme remessa específica destinada pelo Governo do Estado.

HORÁRIOS DAS UNIDADES SANITÁRIAS (USs e ESFs)

Salas de vacinas - 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Demais serviços - 7h às 12h e das 13h às 16h

DOSE DE REFORÇO JANSSEN

US1, US4, US14, ESF 3 ou ESF 5

Ter 18 anos (intervalo mínimo de 2 meses da dose única)

TODAS AS UNIDADES DA REDE

* 1ª doses adolescentes (a partir dos 12 anos)

* 2ª doses

* Doses de reforço (AstraZeneca, Pfizer)

Ter 18 anos e atingido 5 meses de intervalo do esquema vacinal completo

Neste momento, não há 1ª doses disponíveis para adultos (a partir dos 18 anos) em nenhuma unidade da rede.

Autor: Viviane Souza/Imprensa SMS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024