22 DEZ 2021
Prefeito recebe relatório das ações da Emater de 2021

A equipe da Emater/ Ascar de Cachoeira do Sul entregou nesta semana ao Prefeito José Otávio Germano um relatório as atividades realizadas em 2021. Conveniado com o município, o escritório da Emater de Cachoeira do Sul é uma das dez primeiras unidades no Estado, inaugurado ainda no ano da fundação estadual em 1956.

Participaram do encontro o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Fernando Cantarelli, Carolina Larrondo vereadora líder do governo na Câmara Municipal de Vereadores e os extensionistas do escritório municipal da EMATER de Cachoeira do Sul Dirceu Nöller e Isabel Vivian.

De acordo com os relatórios apresentados pelo engenheiro agrônomo Luciano Mazuim, chefe da unidade em Cachoeira do Sul, 498 famílias foram atendidas, somando cerca de 2 mil pessoas que receberam atendimento através de Consultas e Visitas Técnicas ao longo do ano no município em 52 diferentes localidades.

Entre as atividades elencadas no planejamento que foi executado no ano de 2021, destacaram-se no tema “Desenvolvimento Econômico” a execução de oito projetos da Feaper Agroindústria, onde foram construídas mais duas Agroindústrias Familiares no Município e também possibilitou-se a ampliação e aquisição de equipamentos para aumentar a produção e reduzir a penosidade de trabalho em outras seis, possibilitando a regularização destas e ampliação das possibilidades de comercialização e a agregação de valor aos produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Também foi destaque no relatório questões referentes ao Saneamento Básico, onde em trabalho conjunto da Emater com a SMAP foram realizados trabalhos de proteção de fonte garantindo que famílias do meio rural tivessem água de qualidade para o consumo e produção. No tema Desenvolvimento Social e Humano, foi destacado o trabalho social desenvolvido junto às Aldeias Guaranis de Cachoeira do Sul através da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, onde possibilitou-se a aquisição de alimentos, equipamentos para agricultura de subsistência, produção de artesanato e valorização cultural.

Planejamento para 2022

Tem foi entregue um Relatório de Planejamento 2022, o qual foi construído através de uma análise conjunta de dados do município e demandas sugeridas pela Prefeitura Municipal, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Rural e Comder, foram elencadas as 42 linhas de atuação para a Emater a serem desenvolvidas no próximo ano em nosso município.

Como temas prioritários, serão tratados:

- Abastecimento: referente a produção de alimentos por parte dos agricultores familiares para atendimento das demandas dos programas sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos-PAA.

- Acesso às Políticas Públicas, a Direitos Sociais e Socioassistenciais: que inclui desde o acesso à documentação buscando tirar famílias rurais de baixa renda da invisibilidade social para que possam ter acesso a direitos básicos como a saúde, educação e segurança até o aporte aos agricultores já estabelecidos a acessarem programas Sociais e de geração de renda e acesso ao crédito através da emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF–DAP.

- Agroindústria: auxiliar as famílias rurais que possuem potencial para ingressarem na agroindustrialização de sua própria Matéria Prima buscando a agregação de valor e melhora da renda destas famílias. Este trabalho inclui desde estudo de mercado, elaboração de Planta Baixa, Croqui, Memorial Descritivo, Fluxograma, rótulos com composição nutricional, códigos de barras, QR CODE, PPCI, projetos ambientais e inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar-PEAF, possibilitando a comercialização através do Talão de produtor e também a inserção em novos mercados como os institucionais além de feiras como Fenarroz, Expoagro Afubra e Expointer.

- Olericultura: Consultas técnicas e Visitas de Assistência Técnicas serão prestadas aos olericultores do município visando obterem resultados produtivos satisfatórios e o uso adequado de insumos, fomento a produção orgânica e também orientações ao público urbano que possui hortas de autoconsumo.
- Soja: A principal cultura em área do município foi contemplada por ser uma de grande interesse econômico, onde através da Assistência Técnica tem-se por objetivo o uso racional do uso de insumos, ampliar o uso do Manejo Integrado de Pragas-MIP e também a capacitação dos sojicultores no que se refere a aplicação Herbicidas Hormonais através de Cursos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024