14 JAN 2022
Prefeitura vai em busca da manutenção da UTI Covid do HCB

A Prefeitura Municipal enfrentará mais uma dificuldade no combate ao COVID 19. A portaria do Ministério da Saúde, 4226/21, de 30 de dezembro de 2021, impossibilita a continuidade das UTIs Covid a partir do próximo dia 31 de janeiro. O regramento até suscita a transformação dos leitos das Unidades Terapêuticas de COVID, em UTIs Convencionais. No entanto, o prazo fornecido para a transição dificulta a adequação, tendo em vista que o formato de atendimento para os pacientes com coronavírus é improvisado, para emergencialmente atender a forte demanda. Não existe como adaptar, em tão pouco tempo, o atendimento de forma que seja considerado definitivo e passe pelos rigorosos critérios da Vigilância Sanitária Estadual.

Para tentar solucionar a situação, o Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, através do próprio presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gabriel Souza, agendou uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para a próxima semana dia 18, às 14h, em Porto Alegre. Isto para tentar encontrar uma solução para o problema. “O deputado Gabriel Souza conseguiu agendar a reunião com a Secretaria Arita para tentarmos salvar o atendimento intensivo dos nossos pacientes COVID. Imagine justamente neste momento de ingresso da variante Omicron onde os casos crescem geometricamente, termos de enviar nossos pacientes para unidades em outras cidades. Vamos para a reunião com o próprio presidente da Assembleia Legislativa, o superintendente do Hospital de Caridade e Beneficência, Luciano Morschel, o Coordenador Regional de Saúde, Júlio Lopes, a Coordenadora do Comitê de Combate ao COVID em Cachoeira, Juliana Flores, e outras autoridades. O prefeito José Otávio deverá participar do encontro por vídeoconferência. Precisamos encontrar uma solução para esta situação”, explica Figueiró.

O Coordenador de Saúde, Júlio Lopes, explica que: “Nossa expectativa é que se flexibilize as regras para a transição de UTI COVID para convencional ou que se amplie o prazo para a completa finalização de uma nova unidade de tratamento intensivo. Atualmente a região possui 10 leitos de UTI Convencional e 10 leitos UTI COVID para atender mais de duzentos mil habitantes. Não podemos perder estas vagas que hoje representam 50% de nossa capacidade de atendimento”. A 8ª CRS possui uma das áreas com menor quantidade de leitos UTI, proporcionalmente ao número da população.

Junto ao pedido de manutenção dos leitos, a caravana levará um histórico do combate ao COVID 19 em Cachoeira do Sul. No relatório demonstrarão a Secretária Arita que o município e região saltaram da área COVID com mais contaminados para um dos territórios com menor índices de positivados. Os gestores da saúde argumentarão que justamente neste momento de aumento de casos não podem perder as vagas existentes e solicitarão a flexibilização das regras para manter o atendimento no HCB.