10 FEV 2022
Cancelada a testagem Covid na UAB aos finais de semana

Após analisar a redução da procura pela testagem para o coronavírus na Universidade Aberta do Brasil (UAB) aos sábados e domingos, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu cancelar a prestação do serviço no local a partir deste final de semana. Nos últimos dias 5 e 6 de fevereiro, por exemplo, o total ficou em 55 atendimentos, um número que contrasta com o investimento em recursos humanos desembolsados para manter a operação. Em contrapartida, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, decidiu concentrar recursos e profissionais na vacinação contra a Covid-19. “A demanda nessa média pode ser automaticamente absorvível pela UPA nestes dois dias específicos enquanto priorizamos a imunização da população contra a doença”, explica o titular da SMS, referindo-se ao mutirão de vacinas convocado para este sábado (12/02) nas três maiores unidades sanitárias (US1/Prédio INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina).

A aplicação dos imunizantes acontecerá entre 8h e 18h, num esforço da Administração Municipal para incrementar os índices de proteção contra a doença e diversificar o acesso ao serviço. “O sábado será a grande oportunidade para quem ainda não conseguiu procurar o posto de saúde nos horários de rotina, principalmente para aqueles usuários que precisam completar seu esquema vacinal ou buscar a dose de reforço”, destaca o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

IMPORTANTE - A testagem para Covid-19 na UAB prosseguirá nos dias de semana, das 13h às 18h, em horário adaptado para período em que há maior pico de atendimentos.

Autor: Viviane Souza