22 FEV 2022
Cachoeira chega a 80% da população com duas doses da vacina contra a Covid

Cachoeira do Sul ultrapassou o número de 80% da população completamente vacinada contra o COVID 19. São 66.161 cachoeirenses que receberam as duas doses do imunizante contra a doença, o que representa 80,8% da população vacinada.

Além disso, os dados demonstram que 73.633 munícipes receberam a primeira dose, o que representa 90% da população com uma aplicação ao menos. Já a dose de reforço foi recebida por 26.234 cachoeirenses (32%) e a dose adicional por 3.389 pessoas (4%).

Na vacinação infantil o município possui 3.681 crianças que receberam a vacina. Isto representa em torno de 55% da população pediátrica vacinável (estimada em 6690 crianças de 05 até 12 anos).

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró “estamos muito bem no processo de vacinação. Poderíamos ter atingido a marca dos 80% vacinados antes, mas infelizmente o ataque hacker, de dezembro, no Ministério da Saúde, nos impediu de inserir dados no sistema por mais de um mês. Isso atrasou a nossa contagem de vacinados”, explica. O Secretário frisa, que mesmo assim, está feliz pelo progresso da vacinação que está sendo exemplar no município, inclusive na ação infantil. Enquanto algumas cidades ainda não contabilizam 30% de vacinados, Cachoeira já ultrapassou 50% do contingente de 6.690 crianças vacináveis. Coincidência ou não, a curva da doença volta a cair em nossa cidade, mesmo com a alta velocidade de transmissão da Ômicron. “Só temos a agradecer a confiança do Prefeito José Otávio Germano para o avanço deste processo e o empenho de nossos funcionários da saúde que permitiram que chegássemos nestes índices”, destacou.

AÇÕES REALIZADAS QUE AMPLIARAM O COMBATE AO COVID 19 EM CACHOEIRA

Durante o ano passado, e com o súbito aumento de casos de Covid 19, a partir da virada do ano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, fez várias ações para contra-atacar a proliferação do vírus e diminuir o número de contaminados. Veja abaixo o que a SMS já desenvolveu para diminuir a proliferação do Corona:

1– VACINA INFANTIL - Assim que chegaram os imunizantes para crianças, eles começaram a ser aplicados. Isto amplia nossa população vacinada, que já ultrapassa 90% dos cachoeirenses com 1ª dose (73.633 aplicações), 80,8% com 2ª dose (66.161 aplicações) e 26.234 com doses de reforço.

2 – DRIVE TRHU E PAVILHÕES CONTRA A COVID 19- No auge da pandemia se realizou Drive-trhus quilométricos e se encheu pavilhões de igrejas e comunidades para se aplicar as vacinas.

3 – MUTIRÕES DA VACINA – Foram realizados Mutirões da Vacina nas praças onde se aplicou todas as vacinas Anti-covid, principalmente de Reforço. Também foram aplicadas vacina anti-influenza e realizado testes Antigeno e RT-PCR para quem solicitou.

4 – AMBULÂNCIA DA VACINA – Equipes da SMS percorreram os bairros em ambulâncias convocando as pessoas a fazerem vacina e as aplicando em quem solicitar, até na porta de casa ou no trabalho.

5 – VACINA NO INTERIOR – Foram feitos atendimento as linhas rurais do interior. A ambulância foi até a porteira das propriedades dos pacientes, com alto-falante, incentivando principalmente a dose de reforço. Também se vacinou as aldeias indígenas e os quilombos.

6 – VACINA NAS EMPRESAS – Conforme a solicitação das empresas com grande quantidade de funcionários, foi enviada equipe para aplicar a vacina anti-covid, no chão de fábrica.

7 – BUSCA ATIVA DA 2ª DOSE – A busca ativa dos munícipes, que precisam receber a segunda dose, e em breve o reforço, foi ampliada. A ação foi feita pela Defesa Civil em conjunto com os agentes de saúde.

8 – 4ª DOSE PARA IMUNOSSUPRIMIDOS – Foi autorizado pelo Ministério da Saúde e aplicado a 4ª Dose para pessoas consideradas imunossuprimidos. Estas são pessoas com imunidade baixa, ocasionada por câncer, transplantes, HIV, doença auto-imune e outras doenças.

9 – MAIS TESTAGENS – Foi ampliado a quantidade de locais para se realizar Testes Antígeno e RT-PCR. Se criou o Centro de Combate ao Covid no CTG Gaudérios para isto. Hoje o C3 funciona na UAB. Todos os postos de saúde ofereceram a possibilidade de realizar procedimentos para identificação dos positivados. Também foi feita testagens em locais e horários alternativos, para identificar positivados e enviá-los para isolamento.

10 – AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO DOS MONITORADOS – Foi ampliada a quantidade de equipes de agentes de saúde, que fazem o monitoramento dos positivados, para que esses permaneçam em sua residência. Também foi solicitado que os agentes de saúde lotados nos postos façam o monitoramento.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024