24 FEV 2022
Estrutura de testagem para Covid deixa a UAB

Esta sexta-feira (25/02) será o último dia do posto central de testagem para Covid-19 nas dependências da Universidade Aberta do Brasil. A partir da próxima semana, os pacientes que apresentarem sintomas da doença deverão procurar o Centro de Triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Neste momento, pelos novos protocolos, pacientes assintomáticos não estão sendo testados. A decisão de suspender o serviço extra ocorreu depois da Secretaria Municipal da Saúde analisar a redução da procura pelos exames na UAB, numa média que, nestes últimos dias, não comporta o investimento adicional em recursos humanos e materiais. “A demanda que temos registrado pode ser absorvida regularmente pela UPA, mas continuaremos monitorando os números e não descartamos estratégia futura caso o panorama da doença se altere”, explica o titular da SMS, Marcelo Figueiró.

REDE BÁSICA

Durante os atendimentos nos postos de saúde que compõem a rede de atenção básica, em consultas médicas ou avaliações das equipes de enfermagem pré-agendadas, os testes de antígeno poderão ser solicitados e aplicados, de acordo com o prognóstico de cada paciente. As unidades, neste momento, vão priorizar a vacinação contra a doença.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024