08 MAR 2022
Saúde na Escola reeditado para 1,7 mil crianças e adolescentes

Representantes da Saúde e Educação públicas estiveram reunidos nesta segunda-feira (07/03), na sede da SMS, para a primeira reunião do ciclo 2022 do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro mobilizou servidores da Smed, 24ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria da Saúde, incluindo serviços especializados como Ambulatório Vida, Vigilância Epidemiológica, Programa Crescer Saudável e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i), os quais deverão amparar, no decorrer do ano, as diferentes ações previstas pelo planejamento do grupo técnico intersetorial. “O time da saúde foi reforçado para incrementar nossa agenda tendo em vista os desafios advindos também em razão da pandemia do coronavírus”, explica a coordenadora do PSE, Deise Ourives Pereira.

O objetivo do programa, que é desenvolvido pelo Governo Federal, é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Em Cachoeira do Sul são 10 escolas pactuadas ao PSE, agregando gestores, profissionais de educação e da saúde, bem como toda a comunidade escolar de regiões distintas, em torno do incentivo de hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 1,7 mil alunos de nível fundamental.

Na reunião de abertura do semestre, os técnicos avaliaram os resultados obtidos no ciclo anterior e, com base nas conclusões e sugestões angariadas, promoveram a atualização do plano anual, que já definiu para o próximo dia 30 a capacitação conjunta das equipes. “Uma das reivindicações assinaladas pelos profissionais é de que cada vez mais se trabalhe a interação dos pais, junto aos estudantes, nas ações educativas”, destacou a coordenadora.

ENGAJAMENTO PELA VACINAÇÃO

E foi no contexto desta sugestão trazida pelo corpo docente do programa, que o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, sugeriu durante a reunião que o PSE seja o principal aliado da pasta para incrementar o incentivo à vacinação infantil e de adolescentes no ambiente escolar. “Queremos levar o combate à Covid-19 até as escolas, dialogando e convencendo os pais quanto aos benefícios da imunização e, assim, ampliar o cinturão vacinal em Cachoeira”, propôs Figueiró. A intenção do titular da SMS é organizar reuniões onde enfermeiros e profissionais da Vigilância Epidemiológica possam esclarecer dúvidas das famílias, sobretudo tranquilizar quanto as reações que podem advir após aplicação do imunizante, numa ação educativa que envolva as comunidades escolares. Figueiró explica que o próximo passo é reunir-se com as titulares da Smed, vice-prefeita Angela Schuh, e da 24ª CRE, Elaine Dalcin, a fim de definir as escolas que serão incorporadas à iniciativa, além daquelas já engajadas ao PSE.

ESCOLAS PACTUADAS NO PROGRAMA

* ESF Promorar/EMEI Sagrado Coração de Jesus

* ESF Carvalho/EMEI Cristo Rei

* ESF2/EMEF Dora Abreu

* ESF Noêmia/EMEI Sonho Meu

* ESF Barcelos/EMEI EMMA de Bem Garcia

* ESF Tupinambá/EMEI Nossa Senhora Aparecida

* ESF Tupinambá/E.E.E.F. Juvêncio Soares

* EAP Central/E.E.E.F. Angelina Salzano Vieira da Cunha

* EAP Centro Social Urbano/EMEF Milton da Cruz

* EAP Marina/E.E.E.M. Virgilino Jayme Zinn.

ATIVIDADES INCLUÍDAS NO PSE

- Combate ao mosquito da dengue
- Promoção das práticas de atividades físicas
- Prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas