09 MAR 2022
Castramóvel é entregue e Meio Ambiente aguarda liberação do CRMV para colocar em funcionamento

A Prefeitura de Cachoeira do Sul entregou nesta quarta-feira o castramóvel, adquirido com emenda parlamentar do Deputado Estadual Gabriel Souza (100 mil reais) e contrapartida de 89 mil reais da Prefeitura. Ele será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e deve ser emplacado na semana que vem, passando depois por vistoria e habilitação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. É o Conselho quem dá a autorização para a Prefeitura usar o castramóvel.

A ideia do Meio Ambiente é fazer as ações de castração por bairro, com cadastro prévio, iniciando pelos cães machos. Cães de rua e comunitários também deverão ser castrados. A meta da Prefeitura é castrar de 100 a 120 animais por mês com o castramóvel, que deverá ter em sua equipe um médico veterinário, um auxiliar em enfermagem e um apreensor. Durante a entrega do castramóvel, o prefeito José Otávio Germano lembrou que elegeu a causa animal como uma das grandes bandeiras do seu Governo por influência da primeira-dama, Vanessa Simon.

A Prefeitura passou de 15 para 40 castrações/mês em 2021. Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022 foram 80 castrações/mês, média que deve ser mantida nos próximos meses. O novo Cempra, as feiras de adoção, a intensificação de ações nas ruas, com o apoio da Brigada Militar, o cadastramento dos carroceiros e a construção do ambulatório animal são outras importantes ações da Prefeitura na política da causa animal.

Autor: Texto: Eloisa Uliana/Fotos: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024