16 MAR 2022
Serviços de assistência ao autismo sob novas coordenações

Em solenidade realizada nesta terça-feira (15/03), a vice-prefeita Angela Schuh e o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, deram posse às novas chefias dos serviços de atendimento aos portadores de autismo em Cachoeira do Sul. No Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe) assumiu a coordenação a professora Daniela Von Rohr, pós-graduada em Psicopedagogia e em Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado (Teacch), há 17 anos atuando como servidora pública municipal. O centro macrorregional, inaugurado em cinco de novembro passado, atua na retaguarda técnica-assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de 62 municípios que integram a Macrorregião Vales, utilizando-se da estratégia de matriciamento nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Ativista do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Daniela Von Rohr foi uma das entusiastas da criação do TeAcolhe para a cidade e região e participou ativamente do projeto que concretizou a implantação do serviço. “Temos orgulho desse esforço conjunto das secretarias da Saúde, da Educação e da Inclusão Social que possibilitou oferecermos assistência qualificada nesta especialidade, mantendo nossa meta de bem atender a comunidade autista em nosso município”, destacou o secretário Marcelo Figueiró. Na solenidade desta terça-feira, a vice-prefeita Angela Schuh ressaltou o empenho da Administração Municipal na área da Saúde, destacando a ampliação e qualificação da rede de saúde mental: “passamos de três unidades para sete especializadas somente no primeiro ano de governo”, acrescentou.

CENTRO MUNICIPAL

Junto a sede do TeAcolhe, localizada na Rua Sete de Setembro, 440, funciona, paralelamente, o Centro Municipal do Autismo, responsável pelo atendimento direto aos portadores de autismo e seus familiares, o qual passará a ser coordenado pela professora e assistente social Tárcia Cheiram Santos, profissional com 10 anos de atuação no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e uma das responsáveis pelo projeto que concretizou a instalação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps I) no município. Tárcia, que estava na coordenação do Caps I, será substituída pela assistente social Tatiane Leal Silveira, que já atuava no atendimento a crianças e adolescentes junto ao Caps II desde 2016.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024