17 MAR 2022
Programa vai incentivar a vacinação infantil nas escolas

O secretário Marcelo Figueiró, acompanhado por representantes da equipe de enfermagem e do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, faz nesta sexta-feira (18/03) o lançamento do Programa Vacina na Escola. A iniciativa, planejada a partir do início do ano letivo com o objetivo de conter a propagação do coronavírus nas salas de aula, terá sua estreia com intervenções da equipe no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, às 8h e 13h30min. A intenção é aproveitar o fluxo dos pais que chegam à instituição para deixar os estudantes do pré a 5ª séries, em ambos os turnos. “Queremos levar o combate à Covid-19 até as escolas, dialogando e convencendo quanto aos benefícios da imunização e, assim, ampliar o cinturão vacinal em Cachoeira”, explica Figueiró.

Nestes contatos, mesmo em formato mais informal, a proposta do secretário e sua equipe técnica é averiguar a adesão do público-alvo e confirmar uma agenda coletiva de aplicação das vacinas na própria escola. Embora o foco do programa seja incentivar a vacinação infantil e de adolescentes no ambiente escolar, o titular da SMS explica que a ação educativa deverá incrementar a busca pelo imunizante também em outras faixas etárias. “Serão oportunidades relevantes de esclarecer dúvidas das famílias, sobretudo tranquilizar quanto às reações que podem advir após aplicação do imunizante, e ainda reiterarmos a importância da pontualidade das aplicações”, pondera o secretário, fazendo uma referência direta aos faltosos das 2ª doses e das doses de reforço contra a Covid-19.

CALENDÁRIO CONJUNTO

Num trabalho conjunto com as titulares da Smed, vice-prefeita Angela Schuh, e da 24ª CRE, Elaine Dalcin, a Secretaria da Saúde pretende relacionar as escolas prioritárias a serem incorporadas ao calendário do programa, para, posteriormente, organizar os encontros diretamente com as direções dessas escolas, como aconteceu com a professora Jaqueline Somavilla, no Instituto João Neves. Na próxima semana, pelo menos mais dois roteiros em instituições serão confirmados.

Autor: Viviane Souza/Imprensa SMS