31 MAR 2022
Educar Pra Valer analisa avaliação dos alunos da rede municipal em 2021
Encontro com a equipe da Smed

A Secretária Municipal de Educação, Angela Schuh e sua equipe recebeu nesta semana os assessores do programa Educar Pra Valer, Julio Cavalcanti e Valdenice Gomes, que vieram a Cachoeira do Sul para uma análise completa da avaliação somativa dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal que participaram da prova aplicada no dia 6 de dezembro de 2021, como forma de conferir o desempenho dos alunos durante o ano letivo. Os assessores também apresentaram os dados levantados aos gestores escolares.

O resultado da avaliação de 2021 mostrou o cenário que já era aguardado pela gestão da Secretaria de Educação diante da pandemia da Covid 19, que afastou os estudantes da sala de aula por quase dois anos. Os dados demostram que 58,8% dos estudantes ao completarem o 2º ano do Ensino Fundamental, não sabiam ler frases completas. Em 2018, 31,2% dos alunos concluíam esta etapa sem saber ler. Em 2019, este número havia caído para 18,4%. Em 2020, quando o ensino foi totalmente remoto, não foi aplicada prova.

Com estes dados em mãos, os assessores do Educar Pra Valer já começaram a traçar as estratégias para melhorar estes índices. “Vamos pensar juntos formas de garantir esta recuperação. Mas já repassamos para a Smed algumas orientações com relação a avaliações sistemáticas, formações com foco na área pedagógica e voltadas às carências educacionais destes alunos e um caderno de atividades para os alunos e professores, o qual a Smed já está em fase de compra. Outra sugestão é a apresentação de experiências exitosas na área, que podem ser usadas como modelo pelos professores de Cachoeira do Sul”, explicou Júlio.

IMPORTANTE

330 alunos participaram da avaliação em dezembro de 2021. As escolas foram classificadas em 4 diferentes padrões de desempenho dos estudantes: pontuação abaixo de 500 (abaixo do básico), 500 a 600 pontos (básico), 600 a 700 pontos (intermediário) e acima de 700 pontos (adequado). Cachoeira do Sul teve 543 pontos, considerado nível básico.

Melhoria do aprendizado deve ser compromisso de todos

Júlio Cavalcanti, assessor do Educar Pra Valer, é muito direto ao afirmar que a melhoria no aprendizado dos estudantes deve ser um compromisso de todos. E quando ele fala em todos, a comunidade deve ser parceira também neste processo.

Ele ressalta que além de oferecer aos estudantes as metodologias adequadas de aprendizagem, o que é uma responsabilidade dos professores, é preciso garantir que estes alunos estejam em sala de aula, o que é missão dos pais. Ao aluno, cabe a responsabilidade estar no ambiente escolar. Já à equipe diretiva, fica a necessidade de oferecer um bom clima dentro da escola, para que os educadores possam trabalhar de fato com foco na aprendizagem.

À comunidade, cabe o incentivo aos pais, demostrando a importância de levarem seus filhos para a escola. “Os alunos estiveram muito tempo afastados do ambiente escolar. E reconhecemos que isso foi fator determinante para a diminuição nos índices de aprendizagem. Por isso, neste momento, cabe aos líderes comunitários, em qualquer oportunidade, abordar a importância das crianças serem incentivadas a estarem na escola”, frisa Júlio. À Smed, junto com a equipe do Educar Pra Valer, cabe o apoio e monitoramento das escolas.

Em busca de alunos alfabetizados na idade certa

A alfabetização na idade certa é uma das bandeiras do programa Educar Pra Valer. A meta é que, ao encerrar o 2º ano do Ensino Fundamental, as crianças com 8 anos de idade consigam ler e entender o que leram. “Buscamos a equidade entre todas as redes de ensino, independente do aluno estar na rede municipal ou privada. Isso sim, representa uma sociedade igualitária, onde todos os alunos têm a mesma oportunidade. Apesar de todos os esforços dos professores, a pandemia trouxe muitas perdas. Agora é hora de resgatar o que foi perdido”, ressalta o assessor do programa.

Autor: Patricia Miranda