04 ABR 2022
Mau tempo não afastou idosos da vacinação da gripe

O tempo instável desta segunda-feira (04/04), primeiro dia da vacinação contra a gripe para idosos e trabalhadores da saúde, não inibiu a procura pelo imunizante nos postos da rede municipal de saúde. De posse de senhas previamente distribuídas pelas unidades ainda na sexta-feira (01/04), a maioria dos usuários não encontrou dificuldades ao buscar a imunização. Na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, na antiga US1 junto ao prédio do INSS, um total de 420 idosos já haviam recebido suas doses até às 14h. Outro ponto de grande movimento foi verificado na Estratégia de Atenção Primária (EAP) do Centro Social Urbano, onde a estrutura maior permitiu a organização de frentes de vacinação por públicos, mesmo sem ter ocorrido a prévia distribuição de senhas para atendimento.

Ao todo, 10 postos de saúde estão integrados às campanhas de imunização contra a gripe, sarampo e covid-19 na zona urbana, mais duas unidades no perímetro rural, as ESFs da Ferreira e Piquiri, além de duas equipes volantes com roteiros pelas localidades do Bosque, Capané, Três Vendas, Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas. Paralelamente à campanha da influenza, são objetivos do secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, não descuidar da mobilização dos usuários para as doses de reforço dos idosos e da vacinação pediátrica. “Estamos operacionalizando diferentes frentes de trabalho e atentos para atender a população da melhor forma possível”, ponderou Figueiró.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Zona Urbana

EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Bairro Tupinambá, ESF Ponche Verde e EAP Alto do Amorim

7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Zona Rural

* ESF Ferreira - 8h às 14h30min (sem fechar ao meio-dia)

* ESF Piquiri – 8h às 14h30min (sem fechar ao meio-dia)

* Equipe Volante Norte (atende roteiros pelas localidades do Bosque, Capané e Três Vendas)

* Equipe Volante Sul (atende roteiros pelas localidades da Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas)

CAMPANHA INFLUENZA (GRIPE)

- 1ª etapa - Até 02/05 - Idosos e trabalhadores da saúde;

- 2ª etapa - 03/05 a 03/06 - Demais grupos. Nas crianças, a idade recomendada será de 06 meses a menores de 5 anos.

CAMPANHA SARAMPO

Vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a 1ª etapa da vacinação contra influenza: até 02/05;

Campanha de Seguimento contra o Sarampo (Crianças) – juntamente com a 2ª etapa da vacinação contra influenza: de 03/05 a 03/06.

CAMPANHA COVID-19

Vacinação Covid-19 pediátrica, adolescentes e adulta

* 1ª e 2ª doses, dose de reforço 1 e dose de reforço 2 (esta última para pessoas com 80 anos ou mais que tenham completado quatro meses da última aplicação contra a Covid-19)

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde