19 ABR 2022
Caps AD aprovado em mais uma etapa para homologação ao MS

Depois de quase 12 anos, a serem completados em agosto, o Ministério da Saúde confirmou na última quinta-feira (14/04), a aprovação da proposta de habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) de Cachoeira do Sul. A unidade recebeu parecer técnico favorável do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), importante instrumento no processo de tramitação do projeto e aguarda agora a publicação de portaria específica pelo Governo Federal. A partir do credenciamento pelo MS, o Caps AD passará a ter verba própria mensal de custeio da ordem de R$ 39.780,00 dos cofres federais, além de R$ 12 mil de repasse do Estado. Atualmente localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 536, em frente ao Colégio Marista Roque, o centro cuida de uma rede de 3.163 pacientes cadastrados, sendo 1.123 alcoolistas, 1.920 usuários de diferentes drogas e 120 familiares em acompanhamento.

Tendo como foco a futura habilitação e a ampliação dos serviços, a equipe multidisciplinar composta de 16 profissionais foi ampliada com a contratação recente de mais 12 cargos em nove funções: 1 artesão, 2 auxiliares administrativos, 1 enfermeiro com especialização em saúde mental, 1 higienizador, 2 monitores, 1 nutricionista, 2 psicólogos, 1 técnico de enfermagem e 1 terapeuta ocupacional. A adequação da equipe foi uma das etapas do processo que busca a homologação da proposta, passo que garantirá o repasse mensal das verbas públicas da ordem de R$ 50 mil para investimento na recuperação e acompanhamento de dependentes químicos.

TRAMITAÇÃO

Através da Resolução nº 307/21 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Governo do Estado aprovou em setembro passado a solicitação de habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) de Cachoeira do Sul junto ao Ministério da Saúde. O pedido já passou por vistorias técnicas das esferas estadual e federal e acatou as adequações indicadas. Criada no município em 24 de agosto de 2010, a unidade oferece um serviço público voltado ao tratamento de dependentes químicos e sua reinserção familiar, social e comunitária. Nestes quase 12 anos de atividades prestadas, o órgão vinha sendo mantido com a contrapartida de recursos do Município.

“Em um ano do governo José Otávio Germano já conseguimos reverter essa pendência que persistia por mais de uma década”, assinalou o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, destacando ainda importantes conquistas como a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i), que era um compromisso de campanha do prefeito, e a concretização em 2021 de serviços como o Ament (equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental) e o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe).

CAPS AD

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas

* Horário de atendimento – 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia)

* Endereço – Rua Saldanha Marinho, 536 - Centro