25 ABR 2022
Corsan e Prefeitura acertam detalhes da nova rede de água da Rua David Barcelos

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria de Planejamento e a Corsan, acertaram na manhã desta segunda-feira (25) os detalhes sobre a nova rede de água que será construída na Rua David Barcelos, trecho entre a Rua Otto Mernak e a Rua Bento Gonçalves, totalizando 2,4 quilômetros de rede, pois ela será feita dos dois lados da rua.

A substituição da rede neste momento é necessária para permitir o futuro asfaltamento da Rua David Barcelos, investimento de R$ R$ 1.139.518,59, conquistado pela Prefeitura de Cachoeira do Sul através do Programa Pavimenta, do Governo do Estado.

A obra da Corsan inicia na próxima segunda-feira (2 de maio) e primeiramente vai compreender o trecho entre Otto Mernak e João Trevisan. Por este motivo, o estacionamento de veículos neste trecho será proibido dos dois lados da via. A passagem de veículos pelo centro da rua seguirá normalmente.

O gestor interino da Corsan em Cachoeira do Sul, Fabrício Segatto, explica que será colocada nova tubulação no local, substituindo os canos de fibrocimento por PVC de 60 centímetros de diâmetro. Hoje, toda a canalização passa pelo meio da rua. Nesta remodelação, a canalização será colocada na beira da rua, a uma distância de 1 metro do meio-fio da calçada e em ambos os lados. Esta rede atual na parte central da rua será desativada.

Segatto enfatiza que esta obra não terá custo para a Prefeitura e nem para os clientes da Corsan. “Ela vem para trazer benefícios. Entre eles está a colocação de uma rede nova, o que gera menor necessidade de manutenção. Outra é que quando isso for necessário, vamos trabalhar em apenas um lado da via, diminuindo a interferência no trânsito desta via tão fundamental de acesso a zona norte do Município”, explicou. Para os moradores da região, ele explica que a ligação dos ramais de água devem acarretar a suspensão do abastecimento em raros momentos.

INVESTIMENTO – Neorildo Dassi, do setor operacional da Corsan, informou que o trabalho será feito pela Urbana, empresa terceirizada contratada pela Corsan para a prestação deste serviço. O investimento deve ficar na casa de R$ 400 mil, sendo metade para pagamento da mão de obra e a outra parte para custear os materiais que serão utilizados.

Drenagem pluvial em análise

A Secretária de Planejamento, Cláudia Frey Scarparo, enfatiza que já está sendo feito o estudo também para a construção da rede de drenagem pluvial desta via. O encontro com a Corsan foi um passo importante para garantir esta obra prévia, evitando possíveis obras em breve, o que necessitaria intervenções por parte da companhia no asfalto. “Estamos trabalhando de forma harmônica. Tudo está sendo atendido para dar viabilidade ao projeto da Prefeitura”, destacou Dassi. Participaram do encontro ainda a chefe da Central de Projeto, Luciula Pinto da Silva, o coordenador de trânsito, Luis Carlos Romani, a arquiteta Caroline Martins e o engenheiro civil Maurício Anton.

Importante

A proibição de estacionamento na Rua David Barcelos entre Otto Mernak e João Trevisan já será feita na noite deste domingo, dia 1 de maio, a partir das 19h. Veículos de moradores desta rua terão acesso permitido às suas garagens.

Autor: Patricia Miranda