25 ABR 2022
Sem chuva, Noêmia recebe o supermutirão da dengue esta terça

Nesta terça-feira (26/04) é a vez do Bairro Noêmia receber o supermutirão contra a dengue deflagrado pela Secretaria Municipal da Saúde. O início dos trabalhos, com mobilização da equipe e concentração das lideranças para a motivação dos servidores, acontece a partir das 8h, em frente a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. São aguardados pelo menos 50 servidores da área técnica, mais colaboradores da área administrativa da Saúde, além da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que apoiará o evento atuando, entre outras coisas, na remoção dos entulhos descartados pelos moradores.

Há contudo, um impedimento para a execução da maratona de serviço integrado: as condições climáticas. Por isso, em caso de chuva no horário programado, a decisão da SMS será transferir a ação do Noêmia para a semana seguinte, risco apontado também para o supermutirão da quinta-feira (28/04), no Bairro Santa Helena, caso o mau tempo persista. A mudança das datas se faz necessária, uma vez que a equipe técnica do Setor de Endemias do DVS não atua com a aplicação de inseticida, larvicida e demais estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti diante de precipitação. Na quarta-feira passada (20/04), o Bairro Oliveira recebeu a primeira etapa do calendário dos supermutirões contra a dengue, onde 422 imóveis foram visitados.

TERÇA NO NOÊMIA

Depois do Bairro Oliveira, a caravana dos supermutirões percorrerá, por ordem, os bairros Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José e Medianeira. A próxima edição, como na anterior, tem como proposta promover um pente-fino nas vias públicas e propriedades particulares (nestas mediante permissão do proprietário ou morador), nas áreas que ofereçam risco de procriação do mosquito Aedes aegypti, seja pelo acúmulo de lixo ou de pontos de água parada, auxiliando na orientação dos residentes e diretamente na limpeza e organização dos pátios. As equipes desenvolverão ação educativa junto aos moradores e diretamente no bloqueio de transmissão viral, através da aplicação de inseticida específico que é pulverizado nas áreas infectadas, do larvicida quando for o caso, pastilhas para caixas d´água e a estratégia popularmente conhecida como fumacê, que consiste em dispositivos individuais utilizados pelos aplicadores que emitem uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico.

CALENDÁRIO DOS SUPER MUTIRÕES

26/04 (terça-feira) – 8h, Bairro Noêmia – em frente a ESF do bairro

28/04 (quinta-feira) – 8h, Bairro Santa Helena – em frente a EAP Centro Social Urbano

03/05 (terça-feira) – 8h, Bairro Marina - em frente a EAP Marina (ex-US14)