28 ABR 2022
SMEd promove formação com gestores das escolas municipais

Gestores de escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil – da rede e conveniadas – participaram nesta quarta-feira (27) da formação continuada, que acontece uma vez por mês, promovida pela SMEd. O evento aconteceu no auditório do Siprom.

A secretária municipal de Educação, Angela Schuh, se fez presente no evento na parte da manhã, onde estavam reunidas as gestores de escolas de ensino fundamental. Ela compartilhou com os presentes alguns relatos da 32ª Edição do Fórum da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), que aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, em Porto Alegre.

Segundo a secretária, o aprendizado maior do Fórum foi a necessidade de estratégias diversas para os tempos em que a educação vive pós-pandemia. “Catastrófico”, é como definem o período pós-pandemia para a aprendizagem das crianças, realidade que não é exclusiva de Cachoeira do Sul. “Precisamos de adaptação, de planejamento diferenciado para cada aluno, de flexibilização de currículos e de foco na alfabetização”, disse a secretária Angela. Ela declarou ainda que é momento de “sacudir a poeira”, dar a volta por cima e buscar a recuperação do que foi perdido.

Temas abordados na formação de gestores de abril – Desafios enfrentados e o que e tem feito para solucionar; Atribuições do Setor de Alimentação Escolar; Diretoria Administrativa e Pedagógica; Importância da participação dos professores nas formações; Atualização do quadro de vagas da central de matrículas da Assistência ao Educando; Exploração de ambientes, espaços para produções e atividades que desenvolvam as habilidades e criatividade das crianças; Explorador Kids; Importância do aproveitamento máximo dos recursos humanos da Escola; Atenção às mudanças de comportamento e frequência das crianças nas Escolas; Foco na reconstituição da aprendizagem.

Autor: Eloisa Uliana
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024