01 MAI 2022
Dia D da Vacinação distribuiu 1.297 doses contra gripe e sarampo
A rede municipal de saúde aplicou 1.297 doses de imunizantes no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, promovido este sábado (30/04) na zona urbana e interior da cidade. Segundo levantamento preliminar do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 886 crianças foram vacinadas neste dia com as doses contra influenza e com a tríplice viral, mais 58 profissionais da área da saúde e 353 idosos. Em Cachoeira do Sul, tendo em vista a disponibilidade de estoque e a determinação do secretário da saúde, Marcelo Figueiró, o Dia D ofereceu também a oportunidade de se atualizar a imunização contra a Covid-19 (em todos seus públicos preconizados pelo Ministério da Saúde) e o calendário obrigatório das vacinas de rotina (além das doses contra a gripe e sarampo, estão incluídas doses de pentavalente, hepatite b, entre outras). O relatório integral, incluindo o balanço de doses não divulgadas oficialmente pelo Dia D, será divulgado ao longo desta segunda-feira (02/05) pelo DVS.

Ao todo, integraram a campanha neste sábado os 10 postos da rede de atenção básica no perímetro urbano, mais cinco roteiros pelo interior do município. Contra a Influenza, foram imunizados idosos, profissionais da saúde e crianças (de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias), enquanto que para o sarampo foram mobilizados os profissionais de saúde e crianças na mesma faixa etária. "Mais que alcançarmos os índices de imunização estabelecidos à cidade, a Administração Municipal se empenhou em reunir pessoal e estrutura a fim de priorizar a saúde e qualidade de vida da nossa população", ressaltou o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, destacando a relevância do Dia D em flexibilizar locais e horários alternativos para a procura do serviço.

ONDE TEVE VACINAÇÃO NO DIA D

- Todos os postos de saúde da zona urbana: EAP Alto do Amorim, EAP Central (US1/INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Ponche Verde, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos e ESF Tupinambá
- Roteiros pelo interior: Irapuá, Palmas, Taboão, Faxinal da Guardinha, Três vendas, Vila Piquiri -Posto Schell, Costa do Piquiri, Palmeira, Comunidade Santa Ana, Comunidade São José Operário- Vila Carraro, Mineração, Posto de Saúde Vila Vargas, Capão da Cruz e Enforcados
Viviane Souza - Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde