03 MAI 2022
4ª Dose para os maiores de 70 aguarda o repasse das vacinas

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda a chegada das vacinas para implantar a recomendação do Ministério da Saúde e começar a aplicar a 2ª dose de reforço contra a Covid-19 em idosos com 70 anos ou mais. A orientação, publicada pela pasta nesta segunda-feira (02/05), indica também que a complementação seja dirigida às pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes. No momento, a rede de atenção básica está aplicando a chamada quarta dose nos pacientes com 80 anos ou mais, público para o qual existe em estoque a remessa de imunizantes específica. De acordo com o Ministério, estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Preferencialmente, segundo os protocolos sanitários, deve ser utilizado o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. A 8ª Coordenadoria Regional da Saúde ainda não tem uma previsão de data para o repasse à Prefeitura de Cachoeira do Sul das vacinas destinadas a este público-alvo.

Autor: Viviane Souza/Imprensa SMS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024