04 MAI 2022
4ª Dose para os idosos de 70 começa a ser aplicada hoje

Por recomendação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual da Saúde, que se reuniu na tarde desta terça-feira (03/05) para repercutir protocolo definido pelo Ministério da Saúde, foi autorizado aos municípios gaúchos no final da tarde iniciarem imediatamente a aplicação das 2ª doses de reforço contra a Covid-19 em idosos com 70 anos ou mais.

Pela nota técnica divulgada, as prefeituras estão liberadas a começarem o serviço com o estoque disponível. Em Cachoeira do Sul, os 10 postos de saúde da rede básica já estão seguindo a orientação utilizando doses do laboratório Janssen que estão em estoque, até que a remessa específica ao público-alvo seja distribuída. Pela decisão da CIB, serão ainda cobertos pela chamada quarta dose as pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Preferencialmente, segundo os protocolos sanitários, deve ser utilizado o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS

Na nota técnica divulgada, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) destaca a relevância da adoção de outras medidas de prevenção (imunização passiva) e tratamento (antivirais, se possíveis) da Covid-19 na população mais vulnerável (idosos e imunossuprimidos) que, sabidamente, são piores respondedores às vacinas. Além disso, traz a orientação, medidas não farmacológicas como manter o distanciamento e adotar o uso de máscaras, devem ser encorajadas em grupos mais vulneráveis.

* EAP ALTO DO AMORIM (Somente vacina covid-19)

Sala de vacina: 7h15 às 11h45 e das 13h às 15h30

DEMAIS PONTOS DE VACINAÇÃO COVID-19

Salas de vacina: 7h15 às 11h45 e das 13h às 15h30