09 MAI 2022
Cachoeira do Sul e COMTUR recebem certificados chancelados pelo Ministério do Turismo

"Apenas os municípios categorizados no Mapa do Turismo Brasileiro, "existirão" para o Ministério do Turismo!". Esta foi a frase da coordenadora do Fórum de Turismo da Região Central/RS, Bianca Trindade, em seu discurso na cerimônia de entrega dos certificados para os municípios pertencentes à Região Turística Central do Estado, ocorrida na Sede da Associação dos Municípios da Região Central do Estado - AMCENTRO na cidade de Santa Maria, na última semana.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Cachoeira do Sul, representada pela servidora da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), a turismóloga Livia Lima, recebeu os certificados que chancelam o reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a categorização do município no referido Mapa. Desta forma, Cachoeira do Sul está apta, junto às esferas Federal e Estadual, a captar fomentos para o desenvolvimento do setor turístico.

No encontro também foram desenvolvidos assuntos relacionados à pasta do turismo: a participação da AMCENTRO no 33º FESTURIS 2022 - Festival de Turismo de Gramado e a capacitação dos municípios para a produção de seus Planos Municipais de Turismo.

Na foto:

Fernando da Rosa Pahim, Prefeito de São Vicente do Sul/RS - 1º VICE PRESIDENTE DA AMCENTRO Livia Lima - turismóloga de Cachoeira do Sul

Bianca Trindade - turismóloga de São João do Polêsine e coordenadora do Fórum de Turismo da Região Central/RS

André Farias - turismólogo de Santa Maria e coordenador da pasta do turismo da AMCENTRO

Autor: Patricia Miranda