11 MAI 2022
Saúde aborda o uso racional de medicamentos

Em meio a Semana Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Grupo Condutor da Assistência Farmacêutica (GCAF) da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Cachoeira do Sul, está alertando a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo da campanha é informar sobre o uso indiscriminado de remédios e sua responsabilidade nos altos índices de intoxicação na saúde pública, envolvendo ainda quadros de dependência e de complicações resultantes até em morte. As discussões do grupo, do qual faz parte a coordenação farmacêutica das unidades básica e especializada do SUS em funcionamento na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça também a importância do uso correto e descarte adequado dos medicamentos.

Para tanto, foi produzido um vídeo explicativo a partir das demandas do grupo condutor, através do programa de pós-graduação em ensino da UFGRS. O GCAF é um grupo de caráter permanente e consultivo, formado por farmacêuticos atuantes nos municípios compreendidos pela 8ª CRS. Os encontros ocorrem bimestralmente através de reuniões presenciais ou remotas onde são discutidos problemas relacionados à assistência farmacêutica e planejadas ações no âmbito desta política.

Assista ao vídeo da campanha no link:

POLIFARMÁCIA

MEDICAMENTOS E SAÚDE

* Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
* Evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
* Utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
* Descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
* Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.

Autor: Viviane Souza - Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde