20 MAI 2022
Sexta-feira com 71 atendimentos no Centro de Baixa Complexidade

O Centro de Atendimento de Baixa Complexidade, aberto nesta quinta-feira (19/05) pela Prefeitura Municipal na tentativa de auxiliar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em sua sobrecarga de pacientes, contabilizou nesta sexta-feira pelo menos 71 procedimentos até as 16h. O levantamento parcial fornecido pela coordenação do serviço (com dados coletados até às 16h, já que o serviço permanece em atividade até às 17h) informa que, do total de usuários, 21 foram transportados da UPA para o prédio do INSS (embora 20 tenham marcado presença), no centro da cidade, pela van disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde ou por recursos próprios. Outros 51 pacientes foram por conta própria diretamente à sede do Centro Princesa do Jacuí. Em contrapartida, até às 15h30min do mesmo dia, a demanda de atendimentos da unidade da zona norte havia somado a marca dos 63 – 35 destes classificados de baixa complexidade.

“Num período de tempo muito similar de ambos serviços, com equipe menor, conseguimos superar o volume de atendimentos nesta sexta-feira”, avaliou o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, destacando que foram quase 71 consultas a menos no pronto atendimento da zona norte e 21 contribuintes que puderam ter assistência mais ágil do que teriam no primeiro lugar da busca. “Nossa meta é tomar conta dos casos de menor gravidade, deixando para a UPA os quadros de urgência e emergência”, concluiu. Estima-se que pelo menos 14 pacientes recusaram o translado da Prefeitura para a unidade central (preferindo aguardar por mais tempo para ser atendido na UPA) ou desistiram da consulta ainda na unidade de origem.

NÚMEROS DO DIA 20/05/2022

* UPA – Diariamente, 24h (dados coletados entre 8h e 15h30)

Atendimentos promovidos por médico da UPA – 63 pacientes

Destes, 34 foram classificados com a cor verde (casos menos graves) e 1 com a cor azul (casos leves) passaram por médico da UPA.

Pacientes nas cores verde e azul encaminhados ao novo centro de baixa complexidade (prédio do INSS) – 21 pacientes que utilizaram a van da SMS ou recursos próprios para o deslocamento

Estima-se que pelo menos 14 pacientes neste período recusaram o translado da Prefeitura para a unidade central ou desistiram da consulta ainda na UPA

* CENTRO DE ATENDIMENTO DE BAIXA COMPLEXIDADE (dados coletados entre 8h às 16h)

Segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h