25 MAI 2022
Comitiva de Cachoeira confirma projeto da Ponte do Fandango para 2022

A comitiva de Cachoeira do Sul que esteve em Brasília para um encontro no final da tarde desta terça-feira no Ministério de Infraestrutura para tratar da obra da Ponte do Fandango, recebeu a informação do ministro Marcelo Sampaio Cunha Filho de que o projeto estará pronto até o mês de agosto.

Esse prazo até agosto se dá para garantia de revisão do anteprojeto com os orçamentos necessários para então ir para licitação e depois contratação. Após a assinatura do contrato, são mais 18 meses de obra, que deve ser contratada na modalidade Regime Diferenciado de Contratações que permite a contratação emergencial de obras de engenharia. Nesta modalidade, o orçamento fica em sigilo até a realização da licitação.

Com relação aos recursos, o ministro voltou a afirmar, assim como já havia sido afirmado pelo Presidente Jair Bolsonaro, de que ele está garantido já para 2022 e que trata-se sim de uma obra prioritária ao Governo Federal. O valor da obra ainda não está definido.

A comitiva de Cachoeira foi formada pela vice-prefeita Angela Schuh, o secretário de Obras, Marcos Carneiro, o de Agricultura, Fernando Cantarelli, o vereador Marcelo Martins, o Deputado Federal Afonso Hann e a Deputada Estadual, Zilá Breitenbach. Além do Ministro, participaram do encontro o Secretário-Executivo, Bruno Eustáquio, o diretor-presidente do Dnit, general Santos Filho e o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva.

Passagem de caminhões de 24 toneladas

Como já existe a certeza de que a conclusão da obra levará vários meses, foi levantada a questão sobre a passagem de caminhões de até 24 toneladas. A opção levantada foi a colocação de uma balança eletrônica de fita que mede o peso dos eixos.

O Dnit ficou encarregado de fazer um estudo para definir a viabilidade e contratação do equipamento. A passagem de veículos de mais de 24 toneladas foi descartada até a conclusão da obra.

Autor: Patricia Miranda