25 MAI 2022
Estagiários de enfermagem ampliam assistência da EAP Marina

Pelo quarto ano consecutivo, a parceria da Escola HCB com unidades da rede municipal tem auxiliado a amenizar a defasagem de mão-de-obra na saúde pública, ao mesmo tempo em que colabora na formação técnica e operacional dos profissionais. Somente na Estratégia de Atenção Primária (EAP) do Bairro Marina, 20 estudantes do Curso de Técnico em Enfermagem atuam de segundas a sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, apoiando a equipe do posto de saúde no acolhimento dos pacientes e em procedimentos técnicos supervisionados, colaborando para uma melhor e mais ampla assistência à população. “São oportunidades riquíssimas que os alunos da disciplina de Saúde Coletiva têm de vivenciarem, na prática, todo o aprendizado absorvido em sala de aula”, explica a docente do curso e supervisora do estágio, Dilma Machado.

A coordenadora da EAP Marina, enfermeira e ex-aluna da Escola HCB Anangéli Garske Radtke, aplaude o desempenho dos estudantes e ressalta que a participação deles também é ativa nas visitas domiciliares de pré-consultas aos usuários do bairro, contribuindo para fortalecer o vínculo dos pacientes com sua unidade de referência. “Através desta parceria, conseguimos expandir nossas ações junto a comunidade, atividades essas que não conseguiríamos prestar, na mesma frequência, somente com a equipe básica”, resume a coordenadora. Em visita à unidade no início da semana, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, pode acompanhar uma das reuniões da turma de estagiários e saber mais sobre o projeto junto à docente da Escola HCB.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde