30 MAI 2022
Dose de reforço para adolescentes aguarda orientação da SES

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda orientação formal da Secretaria Estadual da Saúde e a chegada das vacinas para implantar a recomendação do Governo Federal e começar a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. A orientação, publicada na última sexta-feira (27/05), indica que a aplicação ocorra quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada antes. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac também pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

Já para adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Até agora, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira. A 8ª Coordenadoria Regional da Saúde ainda não tinha, nesta segunda-feira à tarde, uma previsão de data para o repasse à Prefeitura de Cachoeira do Sul das vacinas destinadas ao grupo específico.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024