03 JUN 2022
Estado amplia vacinação da gripe para todas as idades

Através da Resolução No 187/22, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) decidiu, nesta sexta-feira (03/06), ampliar a vacinação contra gripe (influenza) à população geral (acima dos 6 meses de idade) a partir de agora. A definição ocorreu durante a tarde em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). A campanha nacional foi iniciada em abril para os grupos prioritários. No Rio Grande do Sul, até o momento, 1.912.279 de pessoas já se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal entre os grupos que se tinha uma meta de vacinação de 90% (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores), é ainda inferior a 50%.

SÁBADO DE VACINAS

Em Cachoeira do Sul, dados do DVS mostram que, pelo menos até o início da segunda quinzena de maio, o índice de imunização contra a influenza em idosos estava abaixo de 55% da meta e, em crianças, pouco mais de 30% do total esperado. Por esta razão, a Secretaria Municipal da Saúde está fazendo um chamamento especial aos cachoeirenses para a campanha de vacinação prevista para este sábado (04/06), das 12h às 16h. Haverá aplicação de imunizantes contra a covid-19 e gripe em três pontos da cidade. Para priorizar idosos, imunossuprimidos, portadores de deficiências permanentes, gestantes e puérperas, a pasta está reeditando a estratégia Drive Thru, a chamada vacina no carro, como forma de oferecer mais comodidade e segurança a esses grupos de usuários do SUS. A estrutura do drive será montada nas imediações do Château d´Eau, com a oferta de ambas as vacinas.

Para os demais públicos (adolescentes e adultos), a imunização contra o coronavírus e gripe acontecerá paralelamente nas EAPs Central (Prédio INSS) e Centro Social Urbano (Bairro Santa Helena), no mesmo horário. Haverá vacinas da Covid-19 para adolescentes (1ª e 2ª doses), para adultos (1ª, 2ª doses e primeiro reforço), assim como todas as doses para os idosos, já que os números do segundo reforço (a chamada 4ª dose), apresentam procura aquém do esperado.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024