06 JUN 2022
Quem pode vacinar-se contra gripe, sarampo e covid-19?

Prorrogadas, as campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo seguem até o próximo dia 24. No caso da influenza, a imunização foi estendida a todas faixas etárias (acima dos seis meses de idade), após determinação anunciada sexta-feira (03/06) passada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Dada a oferta disponível de imunizantes, imediatamente a orientação passou a ser cumprida pela rede municipal de saúde, já no mutirão das vacinas do último sábado (04/06), promovido nas EAP Central, EAP Centro Social Urbano e no Drive Thru em frente a Prefeitura Municipal. A partir desta segunda-feira, a campanha retorna aos postos de saúde da rede básica, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.

VACINAÇÃO SARAMPO

• Crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias campanha indiscriminada, ou seja, independente de já ter feito a vacina em outra ocasião, deve fazer dose de campanha.

• Profissionais da Saúde que não tem nenhuma dose ou o esquema completo de duas doses.

VACINAÇÃO COVID-19

• Há vacinas da Covid-19 para adolescentes (1ª e 2ª doses), para adultos (1ª, 2ª doses e primeiro reforço), assim como todas as doses para os idosos, inclusive o segundo reforço (a chamada 4ª dose).

• As doses de reforço para os adolescentes (3ª dose), recomendadas pelo Ministério da Saúde na semana passada, ainda não tem orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) e nem estoque que possibilite o início da aplicação.

• O segundo reforço (4ª dose), também recomendado na semana passada pelo Ministério da Saúde para todas as pessoas com 50 anos ou mais, ainda não está sendo operacionalizado pela SES. Em Cachoeira do Sul, por enquanto, as aplicações estão sendo feitas para idosos a partir dos 60 anos.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024