14 JUN 2022
Saúde bucal foi tema na Escola Honorato de Souza Santos

A Secretaria Municipal da Saúde marcou presença nesta terça-feira (14/06), através de equipe de assistência odontológica, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Honorato de Souza Santos, localizada no Passo D’Areia, em mais uma ação preventiva envolvendo 39 estudantes. Atendendo à solicitação da professora Débora Kipper, que buscava incrementar o programa curricular da turma, a odontóloga Jessica Dickel e colegas de setor estiveram no colégio para uma palestra sobre cuidados de rotina e higiene oral, ocasião em que também presentearam os alunos com kits contendo escova, pasta e fio dental. A atividade integra o Programa Saúde na Escola (PSE), mantido pela pasta em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e 24ª Coordenadoria Regional de Educação.

O PROGRAMA

O objetivo do programa, desenvolvido pelo Governo Federal, é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Em Cachoeira do Sul são 10 escolas pactuadas ao PSE, agregando gestores, profissionais de educação e da saúde, bem como toda a comunidade escolar de regiões distintas, em torno do incentivo de hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 1,7 mil alunos de nível fundamental.

PAUTA DO PSE 2022

- Combate ao mosquito da dengue
- Promoção das práticas de atividades físicas
- Prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas