27 JUN 2022
Teste da orelhinha agora nos ambulatórios da David Barcelos

A Triagem Auditiva Neonatal, popularmente chamada de teste da orelhinha, está sendo prestada atualmente aos usuários do SUS no ambulatório desta especialidade médica da Rua David Barcelos, 270. O exame médico é de responsabilidade do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e, por isso, foi transferido para a estrutura recém-inaugurada na curva da David. Até então, o hospital ocupava uma sala para esse fim no Centro de Saúde Princesa do Jacuí, junto ao prédio do INSS. Os bebês nascidos antes de 12 de maio serão comunicados por telefone do novo local para o teste da orelhinha; os nascidos depois desta data serão encaminhados aos Ambulatórios de Especialidades. Mais informações pelo telefone 3722-0893.

O TESTE

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação. A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste. A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde