30 JUN 2022
Coordenadoria da Mulher participa da divulgação de pesquisa do perfil da mulher rural feita pela Emater

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher participou da abertura do resultado da pesquisa do Perfil da Mulher Rural do Estado, evento promovido pela Emater/RS -ASCAR. A pesquisa foi feita pelas extensionistas da Emater, em 461 municípios gaúchos, com 5.133 mulheres da área rual. Em Cachoeira do Sul foram 24 entrevistadas pela extensionista Isabel Vivian.

O questionário contou com mais de 250 questões sobre a vida da mulher do campo e das atividades do seu cotidiano, incluindo sete eixos, entre eles a rotina de trabalho, gestão de recursos, internet e violência doméstica. “Este tipo de levantamento é fundamental para que consigamos pensar nas políticas públicas voltadas a elas. Além do trabalho ligado ao campo, elas acumulam trabalho doméstico, muito superior ao dos homens, mas, ainda a menor parte parte das mulheres tem participação nas tomadas de decisões na gestão financeira dos negócios”, destaca Elisandra Martins.

Apesar de algumas localidades ainda não terem acesso, a internet foi um fator positivo trazido pela pesquisa. Apesar da distância, elas têm acesso ao mundo tanto para alguma capacitação ou para o uso informal, revelou a pesquisa. Outro fator levantado foi de que a maioria das entrevistadas não possuem carteira de habilitação, o que inviabiliza muitas vezes independência delas no que diz respeito à locomoção. “Isso nos faz pensar o quanto seria significativo mais programas governamentais na promoção de carteira de habilitação social voltada às mulheres que vivem no campo”, ressalta Elisandra.

Autor: Patricia Miranda