Ir para o conteúdo

Ir para conteúdo do site
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagran
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
30
30 JUN 2022
Coordenadoria da Mulher participa da divulgação de pesquisa do perfil da mulher rural feita pela Emater
enviar para um amigo
receba notícias

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher participou da abertura do resultado da pesquisa do Perfil da Mulher Rural do Estado, evento promovido pela Emater/RS -ASCAR. A pesquisa foi feita pelas extensionistas da Emater, em 461 municípios gaúchos, com 5.133 mulheres da área rual. Em Cachoeira do Sul foram 24 entrevistadas pela extensionista Isabel Vivian.

O questionário contou com mais de 250 questões sobre a vida da mulher do campo e das atividades do seu cotidiano, incluindo sete eixos, entre eles a rotina de trabalho, gestão de recursos, internet e violência doméstica. “Este tipo de levantamento é fundamental para que consigamos pensar nas políticas públicas voltadas a elas. Além do trabalho ligado ao campo, elas acumulam trabalho doméstico, muito superior ao dos homens, mas, ainda a menor parte parte das mulheres tem participação nas tomadas de decisões na gestão financeira dos negócios”, destaca Elisandra Martins.

Apesar de algumas localidades ainda não terem acesso, a internet foi um fator positivo trazido pela pesquisa. Apesar da distância, elas têm acesso ao mundo tanto para alguma capacitação ou para o uso informal, revelou a pesquisa. Outro fator levantado foi de que a maioria das entrevistadas não possuem carteira de habilitação, o que inviabiliza muitas vezes independência delas no que diz respeito à locomoção. “Isso nos faz pensar o quanto seria significativo mais programas governamentais na promoção de carteira de habilitação social voltada às mulheres que vivem no campo”, ressalta Elisandra.

 

Autor: Patricia Miranda
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia