04 JUL 2022
Vice-prefeita Angela planta muda de ipê em comemoração aos 20 anos do Bolsa de Sementes

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, participou na semana passada da comemoração dos 20 anos do Bolsa de Sementes. A atividade aconteceu na Feira Livre Municipal, onde a vice-prefeita realizou o plantio de um ipê amarelo. Participaram representantes da UFSM, da Afubra, que é mantenedora do Verde é Vida, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Sobre o Bolsa de Sementes - O Projeto Bolsa de Sementes é desenvolvido há 20 anos numa parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Associação dos Fumicultores do Brasil, com escolas e municípios dos três Estados do sul do Brasil e tem por objetivo de ampliar o conhecimento a valorização de espécies arbóreas do Sul do Brasil e promover a conscientização ecológica e a educação ambiental em escolas e comunidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Projeto desenvolve atividades para identificar árvores nativas, colher os frutos, extração, beneficiamento e armazenamento das sementes para doação.

Antes de ser repassadas aos interessados, as sementes são enviadas para o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM, onde é realizada triagem seletiva. Após esta etapa, as sementes viáveis são armazenadas em câmara fria aguardando a doação.

Aproximadamente 233 escolas são cadastradas, sendo atendidas por professores e acadêmicos da UFSM em conjunto de colaboradores da Afubra que orientam as crianças no desenvolvimento das atividades.

Nestes 20 anos foram recebidas cerca de 14 toneladas de sementes viáveis de 181 espécies.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024